16º Festival de Curtas

Festical de Curtas

Cinéfilos paulistas, preparem-se porque começa hoje o 16º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. O evento paulistano que acontece até dia 04 de setembro tem também uma mostra itinerante que percorre mais cinco cidades com algumas exibições. Como todos os anos e para a alegria dos espectadores o evento continua gratuito e é uma ótima pedida para quem ainda não conhece ou não é fã de curtas. Há centenas de curtas e principalmente os internacionais, por causa da competição para serem aceitos no festival, são muito bons. Difícil não achar um curta com o qual o espectador não se encante no meio de tantas opções.

Os curtas são divididos em programas de cinema e vídeo: internacional, latino, Brasil, olhar, foco, especiais e mix. O foco desse ano tem como tema “por um fio” e fala sobre as distâncias que estão sendo sucumbidas pelas novas tecnologias. Dentre os especiais há programas como Comodoro Curtas, com curtas selecionados por Carlos Reichenbach, o Dogma 10 anos, curtas de animação do genial Phil Mulloy, o Dark Side que fala sobre cinema fantástico, o 15 anos de Sam Spiegel com produções da escola de cinema de Israel, e o imperdível Semana da Crítica com curtas que passaram em Cannes, entre outros.

As salas que participam do evento quase não mudam e esse ano as salas que participarão são: Centro Cultural São Paulo, Cinemateca, Cinesesc, FAAP, MIS, Espaço Unibanco de Cinema e Cinusp. A programação completa do festival por data e sala está disponível no site e mais informações sobre o festival e os filmes que são as estrelas do festival também. Há vários sessões do programas, mas é bom se programar antes porque as senhas são geralmente distribuídas uma hora antes do horário e as salas possuem lotações diferentes. E atenção principalmente aos programas internacional e latino: há apenas duas sessões de cada, como o programa Brasil, mas será muito mais difícil ter outra oportunidade de assistir os curtas estrangeiros do que os nacionais.

Fora as sessões de filmes há outros eventos paralelos que abrangem workshops, encontros, debates, instalações, festas e oficinas. Para saber tudo que acontece durante o festival só fuçando no site do evento. Recomendo aos curiosos que irão pela primeira vez assistam um pouco de cada um dos programas nacionais e internacionais, vejam alguns documentários, arrisquem-se em alguma sessão do Cinema em Curso, não percam os programas especiais só para adquirem o gostinho da coisa. É possível que nem todos agradem, mas que algum deles conquistará você isso eu aposto. Aproveitem.

About Bibi