1903 Alice in Wonderland

Alice in Wonderland

Duas semanas atrás eu “encontrei” uma versão de Alice no País das Maravilhas dirigida por Cecil M. Hepworth e Percy Stow. Quem conhece um pouco sobre história do cinema inglês sabe que Hepworth foi responsável por vários dos primeiros grandes sucessos do cinema inglês e teve uma louvável influência no começo do cinema, ajudando no processo da construção de uma narrativa cinematográfica, mesmo que sem intenção alguma.

Um de seus maiores sucessos foi Rescued by Rover (1905) um curta de ação onde um cão salva bebê raptado. Nada de mais hoje em dia. No entanto, o cineasta inglês já começa a construir os filmes de aventura de modo mais cronológico e não tão explicativo como era feito antes – antes mostrava-se a cena acontecendo e depois a mesma cena de outro ponto de vista explicando o que aconteceu. O que parece absurdo hoje em dia era extremamente lógico naquela época, quando era necessário explicar como os fatos haviam acontecido, já que o cinema não tinha a narrativa que hoje conhecemos e que não necessita de explicações – na maior parte das vezes.

Voltando a Alice, Alice in Wonderland, filmado em 1903 é baseado no livro de Lewis Carroll, mas se você nunca leu o livro ou não sabe da história provavelmente ficaria perdido com esse filme. Como boa parte dos primeiros filmes mudos, o filme servia para ilustrar um texto que você já conhecia e, em alguns casos, alguém acompanhava com uma narração.

Nessa versão que encontrei o filme é uma cópia “restaurada” do National Film Archive, com várias partes faltando e comentada por Simon Brown do British Film Institute. Mesmo para aqueles que não são fãs de Alice, o vídeo é bem interessante, já que os comentários explicam detalhes dessa versão e dão outras valiosas informações sobre história do cinema para os interessados.

Dessa vez não fui eu que fiz o upload do vídeo, já que… bem… ele é uma cópia de um filme lançado com comentários da BBC, então sob copyright. Mesmo que o filme não esteja sob copyright, os comentários estão. O filme faz parte do DVD Early Cinema: Primitives and Pioneers, que será adicionado à minha “wishlist”. Aproveitem a versão on-line do filme enquanto está disponível.

About Bibi