25 Dias, 25 Filmes de Natal

Its A Wonderful Life 25 Dias, 25 Filmes de Natal

Todo ano, algumas semanas antes do Natal, começam a aparecer filmes feitos especificamente para a data. Na dúvida sobre o foco, o pessoal aproveita para adaptar clássicos da literatura para a grande tela. O campeão das adaptações é de longe A Christmas Carol de Charles Dickens, e não por acaso a ele foi a vítima esse ano.

Robert Zemeckis pegou a novela de Dickens e fez uma versão 3D com estilo meio realista, meio caricato, cujo resultado visual parecia realmente medonho, e colocou Jim Carrey como Scrooge e os fantasmas. Não me animou nada, e só verei se passar na TV.

Eu particularmente não gosto muito desses filme encomendadinhos para o Natal, ainda mais quando eles são produzidos pela Disney, com um roteiro repleto de clichés e final óbvio. Mas tenho sim uma lista de filmes preferidos em que o Natal aparece como tema principal, ou em algumas cenas.

Por isso aproveitei para postar no Twitter do Cinematógrafo 25 sugestões de filmes de Natal, desde o dia 1º de dezembro. A sugestão de filmes não seguiu ordem alguma, e alguns bons filmes sobre Natal com com certeza acabaram fora da lista. Mas pode ter certeza de que só entraram coisas que eu gostei.

nightmarebeforechristmas 25 Dias, 25 Filmes de Natal

Comecei com um dos meus favoritos, O Estranho Mundo de Jack. Para mim a animação baseada nos personagens de Tim Burton já virou clássico por começar meio torto, não seguindo o estilo de filme fofinho, tendo uma ótima trilha sonora, personagens incríveis e memoráveis, e ainda assim manter a idéia do espírito natalino. Gostei tanto que vi no cinema, várias vezes na TV e dei de presente alguns natais atrás para a minha mãe.

Outro favorito é o ultra-clássico A felicidade não se compra, de Frank Capra. Eu provavelmente não conseguiria escolher o meu filme de natal preferido entre esse Capra e O Estranho Mundo de Jack. Porém, eu tenho uma cena de natal preferida, que é a sequência de Fanny e Alexander de Ingmar Bergman. Como já disse lá no Twitter, o filme cria o retrato do Natal perfeito, cheio de alegria, amor em família, comida, harmonia, música e presentes. Isso sem falar do restante do filme que é uma obra-prima. Aliás, era a cena que mais me marcou do filme e da qual lembrava duas décadas depois da primeira vez que o vi.

Sugeri algumas comédias, alguns dramas, um filme noir, musicais, clássicos preto e branco, franceses, filmes de ação, animações e até um filme de terror. Tentei colocar um pouco de cada, para agradar a todos os gostos e diferenciar um pouco das clássicas listas. Segue abaixo a lista com os 25 filmes sugeridos durante os vinte e cinco dias de dezembro:

 25 Dias, 25 Filmes de Natal

1º dia: O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), de Henry Selick
2º dia: Duro de Matar (Die Hard) e Duro de Matar 2 (Die Hard 2), de John McTiernan e Renny Harlin
3º dia: A felicidade não se compra (It’s a Wonderful Life), de Frank Capra
4º dia: Feliz Natal (Joyeux Noël), de Christian Carion
5º dia: Natal Branco – Wikipédia, a enciclopédia livre (White Christmas), de Michael Curtiz
6º dia: Os Fantasmas contra-atacam (Scrooged), de Richard Donner
7º dia: Fanny och Alexander (Fanny och Alexander), de Ingmar Bergman
8º dia: Feliz Natal (Feliz Natal), de Selton Mello
9º dia: Rudolph, a rena do nariz vermelho (Rudolph, the Red-Nosed Reindeer), de Kizo Nagashima e Larry Roemer
10º dia: Black Christmas (Black Christmas), de Bob Clark
11º dia: Gremlins (Gremlins), de Joe Dante
12º dia: Papai Noel às Avessas (Bad Santa), de Terry Zwigoff
13º dia: Conto de Natal (Scrooge), de Brian Desmond Hurst
14º dia: Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), de Tim Burton
15º dia: Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street), de George Seaton
16º dia: Simplesmente Amor (Love Actually), de Richard Curtis
17º dia: O Conto de Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol), de Brian Henson
18º dia: Un conte de Noël (Un conte de Noël), de Arnaud Desplechin
19º dia: Christmas in Connecticut (Christmas in Connecticut), de Peter Godfrey
20º dia: Uma História de Natal (A Christmas Story), de Bob Clark
21º dia: Um Duende em Nova York (Elf), de Jon Favreau
22º dia: Férias de Natal (Christmas Holiday), de Robert Siodmak
23º dia: Na Mira do Chefe (In Bruges), de Martin McDonagh
24º dia: Christmas in August (Palwolui Christmas), de Jin-ho Hur
25º dia: The Unholy Three (The Unholy Three), de Tod Browning

miracle on 34th street 25 Dias, 25 Filmes de Natal

Além dos 25 filmes sugeridos, fiz também uma menção honrosa Female Trouble (1974) de John Waters. O filme começa pouco antes do Natal, e como as cenas do Natal em si são curtas, achei que não poderia se encaixar na lista. Para quem gosta do diretor, o filme é altamente recomendado, um sátira escrachada, que tira saro dos filmes de “garota problema” e todos os clichês envolvidos.

Fiz também uma sugestão para a véspera de Natal: O Natal do Charlie Brown (A Charlie Brown Christmas) de Bill Melendez Esse só não entrou para lista porque é um especial do desenho animado Snoopy feito para a TV, e é um curta, quase média na verdade. Se já viu quando era pequeno, aproveite para rever um dia desses. Por mais que Snoopy seja indicado para crianças, o humor faz mais sentido para adultos.

Por fim, como eu sou meio masoquista, meio malvada, fiz também uma menção a um filme de natal ruim: Santa Claus Conquers the Martians, dirigido por Nicholas Webster. Ruim é pouco, o filme é péssimo, nada se salva. E não é do tipo filme tão ruim que é bom, é do tipo tão ruim que nem graça tem. Eu só ri em umas poucas cenas pela falta de qualidade completa. O filme é também bem chato e cansa apesar de curto. Mas se ainda sim você ainda tiver curiosidade para assistir, confira o filme no site do Internet Archive, que também tem a opção para baixar. A qualidade não está a melhor do mundo e o começo está cortado, mas não acho que a cor original salvaria o filme.

scrooge19511 25 Dias, 25 Filmes de Natal

Como já disse, poderia sugerir vários outros filmes, só que a lista era limitada. Quem sabe eu faço outra ano que vem. Quem nunca assistiu nenhuma adaptação de A Christmas Carol, o que eu duvido, pode aproveitar para conferir uma versão de 1935 que está em domínio público e também disponível no Internet Archive: Scrooge.

Aqueles que gostam de filmes sobre esse tema podem aproveitar para explorar a longa lista de filmes na Wikipedia: List of Christmas films. A imensa lista contém filmes sobre o Natal, relacionados e filmes feitos para a TV, mas infelizmente contém poucos filmes que não são de língua inglesa por lá. Ao menos dá para se divertir com as sugestões de lá por um bom tempo.

Espero que tenham gostado das sugestões e…

Boas Festas Para Todos!

About Bibi