6º Festival Varilux de Cinema Francês

6º Festival Varilux de Cinema Francês

A partir de sexta paulistanos e cariocas poderão conferir uma fina seleção de filmes franceses no 6º Festival Varilux de Cinema Francês. O evento apresentará 7 filmes que serão exibidos também em outras 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Ribeirão Preto e Campinas. A programação completa do festival começa dia 9 de novembro e termina dia 20 de dezembro, em Campinas e Ribeirão Preto.

O evento itinerante, com duração de uma semana em cada cidade (de duas em duas, simultaneamente), terá o privilégio de apresentar em avant-première, como acontece anualmente, obras de diretores consagrados ou mesmo de promissores novos talentos.

Em São Paulo a programação em São Paulo começa dia 9 e vai até dia 15 de novembro, e será apresentada no HSBC Belas Artes. As sessões começam às 19 e 20 horas, e todos os filmes serão exibidos duas vezes, uma vez em cada horário. Uma pena de certa forma, já que não seria nada mal assistir dois filmes de uma só vez. A programação conta com os filmes:
Ao lado da pianista (La tourneuse de pages)(2006), de Denis Dercourt;
A noiva perfeita (Prête-moi ta main)(2006), de Eric Lartigau, com Alain Chabat e Charlotte Gainsbourg;
Lírios D’água (Naissance des pieuvres) (2007), de Céline Sciamma;
A quase verdade (La vérité ou presque) (2007), de Sam Karmann, com Karin Viard, AndréDussolier e François Cluzet;
Em Paris (Dans Paris) (2006), de Christophe Honoré;
A culpa é do Fidel (La Faute à Fidel!) (2006), de Julie Gavras;
O amor em cinco tempos (5×2) (2004), de François Ozon, com Valeria Bruni-Tedeschi, Stephen Freiss e Geraldine Pailhas.

Os três últimos filmes já foram exibidos na Mostra Internacional de Cinema em edições anteriores. O último duas edições anteriores, e os outros duas nessa edição, na 31ª Mostra Internacional de Cinema. Aliás, o filme de Ozon destoa dos demais, uma vez que já foi exibidos nos cinemas por aqui e é de 2004, sendo que os outros são produções mais recentes. O diretor já realizou outros três filmes nesse meio tempo, e seu mais novo filme, Angel (seu primeiro filme em inglês), já foi exibido nessa Mostra e está devidamente legendado e pronto para ser lançado.

Atualização: a programação foi alterada, e agora é possível assistir dois filmes num mesmo dia. Confira a programação no site do HSBC Belas Artes antes de sair de casa.

Ao lado da pianista

Atualização 2: a página do festival não está mais disponível, por isso os respectivos links foram removidos.

Entradas relacionadas:

About Bibi