Aproveite a 31ª Mostra de Cinema de graça

31ª Mostra Internacional de Cinema

Há muitos anos atrás a Mostra era coisa apenas de cinéfilos: ficar “enfurnado” nas salas de cinema durante dias assistindo filmes de arte. Essa imagem que se tinha e que pouca gente ainda cultiva. O Mostra acabou virando um festival onde se celebra o cinema.

Em sua 31ª edição a Mostra celebra a diversidade, ainda agradando o público carente de filmes estrangeiros que não os de Hollywood e os filmes de arte. Em uma rápida olhada pela lista de filmes é possível encontrar vários filmes americanos, mesmo alguns de Hollywood, animações e filmes franceses que entram com facilidade no circuito dos cinemas de São Paulo.

Boa parte do mito de que o evento era destinado a cinéfilos ao passo que a Mostra começou a ocupar espaços gratuitos. Aberto ao público, mesmo o de baixa rende e que não costuma frequentar o cinema devido aos elevados valores, ela vai ao poucos perdendo seu antigo caráter elitista. É possível aproveitar a 31ª Mostra sem gastar nada ou quase nada, dependendo de onde você mora.

Festival da Juventude

Mutum

Um dos pontos positivos da organização nos últimos anos foi a criação do Festival da Juventude, que nessa edição completa seu oitavo ano, resultado da parceria entre a Mostra e a Secretaria Estadual da Educação. O objetivo é tornar o cinema mais acessível aos alunos de escolas públicas. Como nas edições anteriores, o Festival da Juventude terá duas sessões diárias, às 10h e 14h, no Cine Bombril, abertas para secundaristas que apresentarem carteirinha de estudante.

Serão realizadas também duas sessões gratuitas por dia, às 10h e às 14h, no Memorial da América Latina, pré-agendadas com escolas municipais e estaduais destinadas aos estudantes secundaristas. A aprogramação do Festival da Juventude está disponível aqui, e acontece do primeiro ao último dia da Mostra.

A imagem acima é do filme Mutum de Sandra Kogut, que será exibido dia 26, às 10h, durante no Festival da Juventude. Aliás, boa parte da programação dele é composta de ótimas produções brasileiras.

Sessões Gratuitas

Garoto Cósmico

Além dessa sessões do Festival da Juventude, há as sessões gratuitas para o público em geral em cinco locais diferentes: Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Memorial da América Latina e vão livre do MASP. Em todos os locais, excluindo o vão livre do MASP, os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

A lista completa de endereços está aqui, e a programação está disponível por dia ou local: Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, FAAP, Memorial, Vão Livre do MASP. A imagem acima é a da animação infantil Garoto Cósmico de Alê Abreu, que terá uma exibição gratuita no vão livre do MASP dia 22 de outubro às 19h30.

Clube da Mostra e debates

Gael García Bernal Claude Lelouch

Outra opção é participar dos debates e lançamentos que acontecerão todos os dias durante a 31º Mostra, a partir do próximo sábado dia 20 no Clube da Mostra. Este ano o Clube da Mostra será no Shopping Frei Caneca, 5º andar – Rua Frei Caneca, 569. Os eventos que acontecem lá são gratuitos e não é necessário confirmar presença antecipadamente. Estão programados um encontro com o cineasta chinês Jia Zhang-Ke no dia 31 de outubro. De Israel vem Amos Gitai que, além de presente na Mostra com o filme A Retirada, também passará pelo clube no dia 29 para um encontro.

Entre os debates, haverá uma discussão sobre o papel da crítica cinematográfica, juntamente com o lançamento do livro A Rampa, uma compilação de Serge Daney, no dia 24 de outubro. No lançamento, haverá um debate com as presenças dos críticos Inácio Araújo e Luíz Zanin Oricchio.

Este ano, o genocídio armênio marca presença em cinco filmes da Mostra. Haverá ainda debates sobre o cinema latino-americano, o documentário brasileiro, as mulheres no cinema e outros temas.

A FAAP também fará parte desse circuito de debates. No dia 20 de outubro acontecerá o encontro com o diretor Claude Lelouch às 16 horas, e com o ator e diretor Gael García Bernal às 19h30. No dia 30 será a vez do debate com o diretor boliviano Marcos Loayza.

O Cine Bombril, situado no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), abrigará o encontro com José Mojica Marins, o mestre dos filmes de terror B, mais conhecido como Zé do Caixão. O debate acontecerá dia 25, às 20h50, após a exibição dos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma e Esta Noite Encarnarei no Seu Cadáver e de um vídeo promocional de seu próximo filme, A Encarnação do Demônio.

A programação completa do Clube da Mostra, incluindo os debates e lançamentos de livros, está disponível aqui.

Entradas relacionadas:

About Bibi