Berlin Alexanderplatz na 32ª Mostra

Berlin Alexanderplatz

Volta e meia o diretor alemão Rainer Werner Fassbinder aparece por aqui através de adaptações de seus filmes, escritos, e retrospectivas. Considerado o nome mais importante do Novo Cinema Alemão, Fassbinder teve uma curta e produtiva carreia no cinema, teatro, rádio e TV. Seus filmes são crués, marcantes, com diálogos que ferem e nos fazem pensar até que ponto seus personagens podem ir. Uma das memórias mais vívidas que tenho de seus filmes é sair do Cinesesc com mal estar depois de assistir Martha, provavelmente por ter sido forte demais.

Na televisão, sua aventura mais grandiosa foi a obra-prima Berlin Alexanderplatz, série de 1980, com mais de 16 horas de duração, divididas em 14 partes. A série foi exibida em 16mm na 9ª Mostra Internacional de Cinema, em 1985. Esse ano a Mostra exibirá a versão restaurada da série em 35mm pela primeira vez no Brasil. A exibição, que tem apoio do Instituto Goethe e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Berlin Alexanderplatz (1980) é considerada a obra máxima de Rainer Werner Fassbinder (1945-1982), para muitos o maior cineasta alemão do pós-guerra. Produzida originalmente para a televisão, Berlin Alexanderplatz foi exibida em vários países nos anos seguintes, sendo aclamada pela crítica por onde passou. Com quase 16 horas de duração divididas em 13 episódios e 1 epílogo, a série mostra a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma nova vida na Berlim do final dos anos 20. Baseando-se no célebre romance expressionista de Alfred Döblin, Fassbinder realizou uma reflexão fascinante sobre a Alemanha no período entre-guerras.

A maratona de 15 horas será dividida em 6 sessões, em blocos de três episódios por noite, mais o episódio 1 e o epílogo, a partir de 25 de outubro, todas no Cine Bombril a partir das 18:10. De acordo com a organização da Mostra as sessões serão gratuitas. Essa versão restaurada teve sua estréia no Festival de Cinema de Berlim em 2007 e, desde então, tem sido exibida com grande sucesso em diversos festvais de cinema no mundo todo.

About Bibi