Cartazes de filmes italianos

Quei due - Those Two

Eu gostaria de saber mais sobre o cinema italiano. Conheço algumas produções mais recentes, diversos filmes da época do cinema mudo, os neo-realistas, os filmes de Fellini, Luchino Visconti e alguns outros. E conheço outras centenas de filmes italianos apenas pelo nome, pois não tive oportunidade de vê-los.

A galeria de Filmes italianos no Flickr dá uma pequena amostra desse vasto e maravilhoso universo do cinema italiano. O set contém 556 imagens, até agora, de cartazes, propagandas e anúncios de filmes italianos. Boa parte deles é de filmes antigos, vários deles mudos, como o clássico Cabiria, mas há também várias imagens de cartazes de filmes mais novos.

Ladrões de bicicleta

Se você olhar a galeria de imagens com um pouco de atenção, perceberá a mudança estilística nas ilustrações. Eu particularmente prefiro os mais antigos, criados a partir de pinturas do que os exemplos dos anos 80. A cartaz do topo é do filme Quei due de 1935, estrelado por Eduardo e Peppino De Filippo. Gostei dele pela simplicidade, pelas cores e pela estética, com traços caricatos e menos realistas. A segunda imagem é uma publicidade para um dos filmes mais belos que já vi, Ladri di biciclette (Ladrões de bicicleta). (via Bibi’s box)

About Bibi