Cartazes Espanhóis de Cinema

Ritmos Modernos

Javier Reguera do blog asi se fundo carnaby street colocou on-line imagens de 77 cartazes espanhóis de cinema no Flickr. De acordo com seu post evolucion del cartel de cine en españa, 1920-1957, os cartazes apresentados foram feitos por ilustradores e desenhistas de 1920 à 1957. Entre eles destacam-se Rafael de Penagos, J. Estrems, Tristán, Joaquin García, Josep Morell e Josep Renau.

A coleção é composta por cartazes de filmes americanos, italianos e espanhóis, entre outros. Através de cores fortes e contrastantes, eles refletem a influência da cultura espanhola, ao mesmo tempo em que as ilustrações ressaltam as características ou personagens dos filmes de modo enfático. É possível perceber a mudança de estilo através das décadas: os primeiros, mais estilizados, lembrando os cartazes do cinema soviético da década de 20, aos mais realistas, menos caricatos, que começam a surgir principalmente depois da segunda guerra, na década de 1950.

O poster acima foi desenhado por Emilio Chapi, em 1942, para a comédia musical What’s Cookin’?, dirigida por Edward F. Cline, e estrelada por Gloria Jean, Leo Carrillo e as irmãs Andrew. (via Bibi’s box)

About Bibi