Cine-Visões Brasileiras

Os leitores paulistanos desse blog que adoram os filmes silenciosos já têm programa para o sábado: Cine-Visões Brasileiras. No sábado, dia 29 de setembro será exibido na Cinemateca às 14h30 e às 16h30 o filme Tormenta (1930) de Arthur Serra (65 minutos).

De acordo com o site da Cinemateca Esta sessão é programada pelo grupo de pesquisadores de cinema que se reúne mensalmente na Cinemateca Brasileira desde 2002. Infelizmente a reunião que acontece após as projeções é restrita às pessoas com trabalhos de pesquisa em andamento, o que nessa caso me exclui.

Mais informações sobre o filme:

Melodrama típico do cinema silencioso brasileiro, o motor inicial das desgraças de Tormenta são a bebida e o jogo. Identidades ocultas, amores entre jovens de famílias inimigas, balas perdidas, mortes e remorsos fazem parte desse filme que, embora se desenrole em ambiente rural, possui na trama alguns componentes fundamentais dos conflitos decorrentes da modernidade urbana, como por exemplo assassinatos misteriosos e investigações policiais que fazem lembrar os seriados americanos ou franceses da segunda década do século 20. Tormenta foi um dos primeiros filmes restaurados pelo Laboratório da Cinemateca Brasileira, no ano de 1978, a partir de materiais entregues à instituição pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

About Bibi