Cinema na Virada Cultural 2008

Virada Cultural

Para quem está em São Paulo nesse final de semana, os eventos da Virada Cultural são a grande pedida. A Virada paulista é baseada no evento francês Nuit Blanche que acontece anualmente durante o primeiro final de semana de outubro. A idéia do evento é promover o acesso a diversos centros culturais durante todo o final de semana, incluindo a madrugada de sábado para domingo. Assim a população pode visitar museus, ir ao cinema, passear no parque, e assistir apresentações durante todo o período.

O evento que também acontece em outras cidades do mundo chega a sua quarta edição paulista. A Virada Cultural 2008 terá shows, exposições, apresentações de peças, performances, palcos com música ao ar livre para dançar, passeio no parque, eventos gastronômicos e filmes, muitos filmes. E o melhor: durante toda a noite.

Então se você estiver cansado da maratona lá pelas 4 da manhã, e quiser descansar da correria de um lugar para outro, como muita gente faz, pegar um cineminha pode ser uma ótima pedida. Você pode ver um ótimo filme, descansar e ainda tomar café da manhã depois, já que alguns dos lugares vão oferecer essa opção. Depois você pode escolher entre voltar para casa para dormir, pegar mais uma sessão ou mesmo continuar aproveitando a Virada, se ainda tiver pique.

Mas eu sei que, provavelmente para quem lê esse blog, as sessões de cinema não serão uma segunda opção. E nem adianta procurar desculpa para não aproveitar: o evento mais uma vez contará com seguranças, guardas, e metrô durante todo o evento. Haverá lugares abertos para você ir comer durante toda a noite, próximos de onde acontecem os eventos, e alguns eventos incluem comida também.

Cinema na Virada

De acordo com a programação da Virada:

A Sétima Arte também será parte integrante desta quarta edição da Virada Cultural. Através de parcerias da Secretaria Municipal de Cultura com alguns dos mais destacados festivais do Brasil, a Virada oferecerá ao espectador um leque diversificado de títulos e sessões de longas, curtas e curtíssimas metragens.

Os eventos cinematográficos incluem:

24 Horas de Filmes do Minuto
Como o próprio título já sugere, a programação deve incluir diversos filmes que participaram do Festival do Minuto durante os 17 anos de vida. Não há uma programação fixa do que será exibido, já que a lista deveria ficar absurdamente longa, mas provavelmente deve começar às 18 horas de hoje e ir até amanhã às 18h na Praça do Patriarca.

24 Horas de Música na Cinemateca
Miles Davis, Wilson Simonal, Isaac Hayes, Wilson Pickett, The Who, Elton John, Tina Turner, The Sex Pistols, Burning Spear, Gregory Isaacs, The Beatles, Debbie Harry, Vincent Gallo, Arto Lindsay e os principais nomes do rap underground francês, paulistano e carioca estão entre os destaques da programação musical que a CINEMATECA BRASILEIRA preparou para a VIRADA CULTURAL 2008.

Apesar da Cinemateca não ser ao lado do metrô, é possível ir a pé até lá descendo no metrô Vila Mariana e andando algumas quadras. E claro, vale a pena conferir a ótima programação com 12 filmes, principalmente se você gosta de música. A programação também está disponível no site da Cinemateca Brasileira.

Centro Cultural São Paulo
Como era de se esperar, o Centro Cultural São Paulo participa da virada com uma série de eventos e filmes, é claro. A programação para o cinema começa às 18 horas com Consultório Indiscreto, e vai até às 18 horas do domingo a exibição de O Porteiro da noite. A programação completa da Virada do CCSP está disponível aqui.

Festival Internacional de Curtas Metragens
A Associação Cultural Kinoforum, que realiza todos os Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo participa da virada com este evento. As sessões começam às 19:30h na Praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal, nos intervalos dos shows que acontecem no teatro. A última sessão começará às 16:30h do domingo. A programação completa também pode ser conferida aqui.

Intervenção “Cine–Camelô”
O “Cine–Camelô” é uma intervenção cultural baseada na instalação de uma barraca de camelô, em um espaço público, equipada com um televisor e aparelho de som para exibir filmes e vídeos de curta duração para os transeuntes interessados. A intervenção é um projeto do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano.

Madrugada no CineSESC
A Virada Cultural no Cinesesc inclui três filmes a partir da meia-noite de hoje, sendo dois sobre música, e café da manhã a partir das 6 horas da manhã de domingo. A programação começa com o documentário de Jean-Luc Gordard Rolling Stones, Sympathy For The Devil e termina com o excelente Control sobre o grupo inglês Joy Division. A programação completa do SESC pode ser conferida aqui em PDF.

Mostra Internacional de Cinema na Virada
O Cine Olido receberá nessa Virada uma seleção de sucessos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. As exibições acontecerão na Galeria Olido, Largo do Paissandu. A primeira sessão é as 18:00h com a exibição do filme O Violino, que foi exibido durante a última Mostra. Como freqüentadora assídua da Mostra a 8 anos, eu assino embaixo da seleção de filmes, tirando apenas o Manuel de Oliveira que sempre me dá sono.

Virada das Vampiras
Os fãs das sugadoras de sangue e de filmes de horror poderão se esconder da luz do dia dentro da Sala Olido, nessa sessão de cinema com curadoria de Carlos Reichenbach. Você pode conferir a programação completa e alguns cartazes dos filmes que serão exibidos no blog do próprio Reichenbach, em As vampiras vão atacar na Virada Cultural.

Virada Cine-Gastronômica

Virada Cine-Gastronômica

Devem haver alguns outros eventos além dos listados no site da Virada Cultural, incluindo a Virada Cine-Gastronômica que acontecerá no HSBC Belas Artes. Eu fui gentilmente convidada a participar da Virada Cine-Gastronômica que começa hoje às 23 horas com uma degustação e vai até às 8 horas da manhã com café da manhã. Como eu adoro comida e amo cinema, aceitei.

A programação inclui 6 filmes, em 4 salas, com sessões à meia-noite, 2:40h e 05:20h, com degustações entre cada uma das sessões. Serão exibidos os seguintes filmes: Chocolate, Comer, beber, viver, Depois Daquele Baile, Mais estranho que a ficção, O Jantar e Tampopo – Os brutos também comem espaguete. E se tudo der certo eu verei 3 filmes, ainda não escolhidos.

O evento não é gratuito, mas custará apenas R$12,00 a entrada inteira, e R$6,00 a meia, pelas três sessões, três degustações e o café da manhã. Os pratos das degustações são baseados nas “películas projetadas e preparados com produtos Petybon”, que patrocionou o evento. Mas se você não puder aparecer por lá para me dar oi, ou degustar alguma das “comidinhas”, confira as receitas no Virada Cine-Gastronômica. A gourmet gulosa aqui vai tentar alguma delas depois.

About Bibi