Claro Curtas

Claro Curtas

Uma dica para quem gosta de curtas e tem um tempinho livre: visite o Festival Claro Curtas. Com a visão de qualquer um com acesso a uma câmera pode fazer cinema, o festival esteve aberto numa primeira fase a todos. A regra era criar uma obra audiovisual com duração entre 30 e 90 segundos, com o tema “Diversidade e Inclusão”.

Eu já sou do time que desconfia de quase tudo, especialmente relacionado a curtas, e embora aprecie muito, não acho que vídeo arte ou videolog possam ser chamados de curtas. E é por isso que eu fico grata pelo concurso já ter passado para outra fase. Numa segunda fase uma comissão julgadora formada por profissionais de prestígio internacional, composta por Breno Silveira, José Padilha, Sergio Sá Leitão, Stephen Hopkins, Tadeu Jungle, Marcus Bastos e Mario Ramiro, selecionou os 100 melhores vídeos enviados, levando em consideração a adequação temática, assim como qualidade estética.

Agora os 20 melhores vídeos, escolhidos dentre esse grupo de 100, estão no online no site do Claro Curtas abertos para votação popular. Como são curtinhos mesmo dá para ver todos de uma só vez. Os autores desses 20 filmes participarão de um workshop em São Paulo conduzido por profissionais da área audiovisual, ocasião em que será trabalhada em estúdio a resolução dos filmes, e realização de melhorias na qualidade do áudio e trilha sonora.

Alguns dirão: bom para eles, mas e o público, o que mais ganha? Além de poder assistir ao vídeo online e votar, o público poderá participar dos debates abertos que acontecerão nos dias 26 e 27 de novembro.

O evento, que ocorrerá no Espaço Traffô, em São Paulo, tem o objetivo de discutir sobre os filmes selecionados, o cenário atual da produção audiovisual e o tema do festival deste ano, “Diversidade e Inclusão”.

Os debates terão a apresentação de Marcelo Tas e serão divididos em duas sessões: a primeira será realizada a partir das 19h do dia 26/11 (quarta-feira) e a segunda na manhã do dia 27/11 (quinta-feira), a partir das 11h.

Para participar dos debates basta preencher um formulário, escolhendo um dos dias. O evento é gratuito e contará com a presença dos cineastas que compõem o júri do Claro Curtas, mas as vagas são limitadas.

Na cerimônia de premiação que acontecerá no dia 27 de novembro serão premiados os quatro primeiros colocados escolhidos pelo júri e o filme mais votado pelo público. Por isso você tem uma semana para aproveitar, assistir os vídeos e votar. Mais informações, vídeos e notícias no site do Claro Curtas e na comunidade do orkut.

About Bibi