Classic Trailers

Barbarella

Esse é um daqueles links que eu guardei especialmente para postar aqui durante meses: Classic Trailers. Pode reservar o resto da noite para aproveitar tudo o que o site tem de bom. Há dezenas, talvez centenas, de trailers, teasers and clips separados por diretor, atores, terror inglês, mais filmes de terror, épicos, James Bond, em outras sessões, e separados ainda por ordem alfabética. Uma galeria imperdível é a da Hammer, com trailers de clássicos da produtora, de vampiros há monstros, e cheia de filmes com o Christopher Lee.

Em tempos de trailers milionários que custam mais do que muitos filmes, e quase sempre são melhores do que o próprio filme, um trailer como o de Frenzy de Alfred Hitchcock pode parecer naïf. No entanto, é uma daquelas coisas que não tem preço. O valor de um trailer desses está em assistí-lo pela primeira vez, em ouvir o diretor fazendo pequenas piadas enquanto apresenta o seu filme interagindo com as cenas. O que se vende em um trailer desses não é mais a história em si, ou toda a produção, e sim a imagem do diretor, de mestre do cinema – “esse é um filme de Hitchcock”. Precisa mais para vender?

Aproveitam e confiram a diferença dos trailers atuais para os mais antigos, dos tempos áureos de Hollywood. Hoje em dia a política de vender um filme pelos atores e pelo nome de um diretor renomado continuam, mas a tática é mais bem elaborada por assim dizer. Reparem como nos filmes antigos o nome do ator pulava na tela, às vezes mesmo sem sua imagem, e o nome do diretor vinha depois. Fruto do “Star System” esses trailers são da época em que atores ficavam presos aos estúdios, tempos em que a imagem devia ser preservada a todo o custo e o nome na tela valia às vezes mais do que sua atuação. Hoje em dia os trailers são montagem pura, no seu mais supremo estado, ou pelo menos é isso que esperamos de um trailer. O trailer tem que vender a idéia do filme, não apenas o ator no filme, ou, tem que vender a imagem do que há de melhor no filme e que com certeza irá conquistar espectadores. Eu mesma já caí nesse truque: trailer maravilhoso, e o filme não é lá grande coisa.

Caso você ainda não tenha entendido porque deve visitar esse site aqui vão mais alguns argumentos: trailers de filmes de Hitchcock, Tim Burton, Woody Allen, David Lynch, Peter Jackson, George Romero, Roman Polanski, Alan Parker, John Carpenter, Martin Scorsese e outros diretores, incluindo trailers de filmes de Steven Spielberg, da época em que ele era bom. (via Bello Púbico)

About Bibi