Programa com comerciais dirigidos por Bergman

Nos últimos dias da Mostra sempre aparecem algumas surpresas. Vários filmes ganham sessões extras e filmes que não estavam na lista aparecem. Esse ano uma das surpresas é um programa com o curta Cry Me Like a River (2008) de Jia Zhang-ke, alguns comerciais feitos por de Bergman e o making of do último filme de Wim Wenders, Palermo Shooting. A Mostra anunciou no site esta essa extra: 32ª Mostra traz Bergman e Wenders jamais vistos:

A série de comerciais, dirigidos por Ingmar Bergman, composta por nove filmes em preto e branco, com duração total de 11 minutos, faz parte do acervo do Instituto Sueco de Filmes. Parte da campanha publicitária do sabonete Bris, os comerciais revelam um Bergman bem-humorado, mostrando as propriedades desodorantes e bactericidas do sabonete. Em algumas peças publicitárias, o diretor se utiliza de cômicas encenações para mostrar como o sabonete mata bactérias. Em outras, brinca com maus-hábitos de higiene das antigas cortes européias.Realizados em 1951, os comerciais se revelam repletos de referências aos próprios filmes de Bergman. Nesses comerciais, Bergman também expõe sua paixão pelo cinema, desde suas origens, e pelo teatro em todas as suas fórmulas.

Os comerciais inéditos por aqui provavelmente já foram vistos por muitos por aqui. Digo isso porque é possível assistir esses nove comerciais online e eu até fiz uma playlist com todos eles, para quem não se importa em ficar um pouco perdido, uma vez que os comerciais são em sueco sem nenhuma legenda. É uma solução rápida para quem não poderá vê-los na Mostra ou quer assistir antes.

O programa extra com o curta, os comerciais e o making of tem sua primeira sessão hoje, às 22h no Cine Bombril sala 1.  De acordo com a Mostra, Outras exibições serão realizadas na Cinemateca, CineSesc e Cine Bombril durante a programação extra da Mostra, no período de 31 de outubro a 6 de novembro. Com certeza entrará na minha lista de sessões para ver na repescagem, pois apesar de já ter visto os comerciais, quero aproveitar para vê-los no cinema, em alta definição e com legendas.

Atualização: infelizmente todos os filmes foram removidos. Espero que tenham visto enquanto estava on-line.

About Bibi