Dicas para 32ª Mostra: 28 de outubro

Duska

Você tem apenas três dias para aproveitar a Mostra, ou pelo menos em tese. Dia 31 começa a repescagem, com alguns dos mais votados, alguns programas extra e filmes da retrospectiva. Um dos programas extras programados para a repescagem é o programa com comerciais dirigidos por Bergman, que inclui o curta Cry me Like a River (2008), do diretor chinês Jia Zhang-ke, e o making of de Palermo Shooting (2008), último filme de Wim Wenders. A primeira sessão acontece hoje, às 22h no CineBombril sala 1.

Uma dica para quem está fora do circuito Paulista-metrô é assistir ao último filme de Woody Allen Vicky Cristina Barcelona (2008). O filme teve uma sessão lotada ontem no Unibanco Arteplex, e não duvido que as duas sessões programadas para hoje no Espaço Unibanco Pompéia 1 não lotem. Mas não há porque se desesperar se não conseguir conferir o filme durante a Mostra: ele vai estrear em breve por aqui.

Outra dica é aproveitar para conferir algum dos ótimos filmes presentes no festival esse ano. Romance (2008) de Guel Arraes tem sua última sessão na Mostra hoje às 20h no CineBombril, mas estréia em no próximo mês. E hoje acontece a primeira sessão das três sessões programadas do filme de estréia do ator Matheus Nachtergaele na direção: A Festa da Menina Morta (2008). O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme da seção Novos Diretores do Festival Internacional de Chicago, e os prêmios de Melhor direção ficção e Melhor ator para Daniel de Oliveira no Festival do Rio. Outras dicas:

A fronteira da Alvorada (2008), Philippe Garrel
Appaloosa – Uma cidade sem lei(2008), Ed Harris
Berlin Alexanderplatz – episódios 8, 9 e 10 (1980), Rainer Werner Fassbinder
Cinzas do Passado Redux (2008), Wong Kar Wai
Control (2007), Anton Corbijn
Duska (2007), Jos Stelling
Eu Quero Ver (2008), Khalil Joreige, Joana Hadjithomas
Neve (2008), Aida Begic
Nucingen Haus (2008), Raoul Ruiz
Os Sete Rebeldes (1968), Kihachi Okamoto
Three Monkeys (2008), Nuri Bilge Ceylan
Tulpan (2008), Sergey Dvortsevoy
Um Conto de Natal (2008), Arnaud Desplechin
Um Homem Bom (2008), Vicente Amorim

Está programado para hoje no Clube da Mostra o encontro com o diretor de Khamsa, Karim Dridi, às 17h30, no Anexo do Espaço Unibanco. O filme terá uma sessão hoje às 18h10 no Reserva Cultural.

Está previsto também para hoje o lançamento de Trinta e um novos títulos da coleção Aplauso às 19 horas, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 4º andar). Os lançamentos incluem biografias de atores e cineastas notórios que participaram da formação e evolução do cinema, do teatro e da televisão no Brasil e 11 roteiros de filmes produzidos depois da chamada “Retomada do Cinema Nacional”.

Na festa de lançamento, já tradicional durante a Mostra, atores, autores, diretores e convidados serão recebidos pelo crítico e comentarista Rubens Ewald Filho, coordenador da coleção, e Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da Coleção Aplauso.

About Bibi