Dicas para a 32ª Mostra: 27 de outubro

Nucigen Haus

Na última segunda da Mostra bate o desespero. Você olha aquela imensa lista de filmes que queria ver e e descobre que vários são no mesmo horário. Muitos outros não serão mais exibidos, e você fica torcendo para eles entrem em cartaz. Um desses filmes que eu realmente gostaria de ver em cartaz é Nucingen Haus (2008) do Raoul Ruiz. Pode ser só impressão minha, mas parece que os filmes dele só aparecem por aqui em na Mostra, e eu perdi mais esse porque escolhi uma sessão única em seu lugar.

Triste, mas as chances dele aparecer no Reserva Cutural, quem sabe, são maiores do que assistir Poil de Carotte (1925) com acompanhamento musical do Octuor de France por aqui. O filme do diretor francês Julien Duvivier, mais conhecido pelo muitas vezes refilmado Pépé le Moko (1937), tem uma única apresentação hoje no Cinesesc, às 21h10. E se for como ontem será preciso correr para comprar os ingressos que acabaram 5 horas antes da “projeção concerto”, que aliás foi soberba. Não tanto pela versão francesa da cópia que infelizmente não era restaurada, mas pela junção da projeção do belo filme de Paul Leni e do concerto do L’Octuor de France. Foi realmente imperdível.

Outra dica para hoje, para quem ou tem pavor de cinema mudo, ou não conseguir ingresso para Poil de Carotte: Three Monkeys (2008), cujo diretor Nuri Bilge Ceylan ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes desse ano. Three Monkeys ganhou mais alguns prêmios em festivais e concorre a uma vaga pelo Oscar de melhor filme estrangeiro pela Turquia. O filme terá quatro sessões na Mostra, a primeira hoje às 20h10 no Unibanco Arteplex. Outras dicas para hoje:

A Canção dos Pardais (2008), Majid Majidi
A Vida Moderna (2008), Raymond Depardon
Across the Universe (2007), Julie Taymor
Berlin Alexanderplatz – episódios 5, 6 e 7 (1980), Rainer Werner Fassbinder
Cinzas do Passado Redux (2008), Wong Kar Wai
Coyote (2008), Brian Petersen
Hanami – Cerejeiras em Flor (2008), Doris Dörrie
Meu Winnipeg (2007), Guy Maddin
O Amigo (2008), Micha Lewinsky
Mais Tarde Você Entenderá (2007), Amos Gitai
Palermo Shooting (2008), Wim Wenders
Rumo à Meca – A Jornada de Muhammad Asad (2008), Georg Misch
Um Conto de Natal (2008), Arnaud Desplechin
Um Homem Bom (2008), Vicente Amorim
Vicky Cristina Barcelona (2008), Woody Allen

About Bibi