Dream of a Rarebit Fiend

Dream of a Rarebit Fiend (1906)

Antes de se tornar um dos primeiros animadores da história do cinema, Winsor McCay foi um dos pioneiros da “arte seqüencial”, vulgo quadrinhos. Seus quadrinhos eram publicados com sucesso nos jornais americanos no começo do século passado. Em 1904 McCay criou a tirinha Dreams of a Rarebit Fiend para o jornal Evening Telegram com o pseudônimo Silas. A tirinha, quase surrealista com lições de moral, mostrava uma série de sonhos e pesadelos da personagem Rarebit Fiend (variando conforme a história, mas com o mesmo nome), e sua paixão por comida e excessos.

Em 1906 Edwin S. Porter, que trabalhava para companhia de Thomas Edison, viu o sucesso dos quadrinhos e aproveitou para fazer um filme com o mesmo nome Dream of a Rarebit Fiend. O filme faz uso de alguns efeitos genais para a época, como dupla exposição, e segue a mesma temática das tirinhas originais: comida, excessos e pesadelos. Coloquei on-line uma versão de 6 minutos do filme no Google Video, cuja qualidade deixa a desejar, um pouco por culpa do próprio site que reduz a qualidade dos vídeos depois do upload. De qualquer forma vale a pena dar uma olhada antes de ir procurar outra versão em DVD.

Dreams of the Rarebit Fiend: Bug Vaudeville

Em 1921 foi a vez de McCay aproveitar o próprio sucesso com Rarebit Fiend e criar quatro curtas animados, baseados nos quadrinhos: The Dream of a Rarebit Fiend, Dreams of the Rarebit Fiend: Bug Vaudeville, Dreams of the Rarebit Fiend: The Flying House e Dreams of the Rarebit Fiend: The Pet. Os três últimos curtas feitos à mão, no clássico método de animação, estão on-line e podem ser vistos no Videos with Bibi. Cópias restauradas das animações foram lançadas por aqui no DVD Coleção Animazing – Vol. 1.

Atualização:
infelizmente o Goggle fez o favor de remover todos os meus 1000 videos, o que claro, incluiam esses do McCay.

About Bibi