Apresentação Especial Hugh Hudson na 32ª Mostra

Carruagens de Fogo

O diretor inglês Hugh Hudson é um dos homenageados esse ano, além de fazer parte do júri internacional da 32ª Mostra. Hudson é mais conhecido por aqui pelo filme Carruagens de Fogo (1981), vencedor de 4 Oscar e outros diversos prêmios em festivais, inclusive o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. Mesmo quem nunca teve contato com o filme conhece a música tema do filme composta por Vangelis, que virou um clássico.

Todavia, o destaque dessa Mostra é para o filme Revolução (1985), que vem em nova versão com o nome de Revolução Revisitada, e narração especial de Al Pacino, ator principal do filme. Na época de seu lançamento o filme recebeu duras críticas e virou um fracasso de público. A nova versão do filme, “Revolução Revisitada”, recebeu uma nova avaliação da crítica, e o filme ganhou o status de grande obra.

Além desses dois filmes, Carruagens de Fogo e Revolução Revisitada, a apresentação especial inclui o documentário Fangio – Uma Vida a 300 km por hora (1977), sobre o lendário piloto de Fórmula 1 argentino, e Greystroke: A Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas (1983) que eu ainda lembro de ter visto no cinema. Infelizmente não se pode confiar no senso crítico de uma criança de 5 anos e prefiro não incluir as minhas impressões da época como as finais.

Os filmes de Hugh Hudson serão exibidos em duas sessões cada, uma dia 24 e outra dia 26 de outubro, todas no Unibanco Arteplex 1. A sessão de Revolução Revisitada do dia 26 será seguida por um com o diretor, às 22h. De acordo com a organização da Mostra ele estará em São Paulo entre os dias 23 de outubro e 11 de novembro.

About Bibi