Film Noir Illustrations

The Ministry of Fear (1944)

O site em inglês Film Noir Illustrations contém uma bela galeria de imagens de filmes Noir clássicos. Há tomadas de “cair da tarde”, imagens de tomadas noturnas e de “noite americana”, que pare quem não sabe são aquelas tomadas feitas de dia com filtro para dar a ilusão de noite. Elas eram muito usadas no cinema mudo, e os melhores exemplos que eu lembro são as do Nosferatu.

As imagens estão divididas por características marcantes desses filmes do cinema noir: uso diversificado da iluminação (já citado acima), câmera angulosa, uso de plongée e contre-plongée, fotografia cheia de contrastes, sombras marcadas, cenários urbanos, e a femme fatale. Mas numa rápida olhada pelas imagens é possível se extrair mais alguns detalhes, como quase sempre tem alguém fumando, já que era moda, principalmente nesses filmes.

Um dado que não se extrai apenas olhando, e sim assistindo aos filmes é o comportamento das personagens, que não são completamente bons ou maus, e o comportamento oscila. E todo filme noir que se preze tem um detetive, nem que seja da polícia. Aliás, o que é um filme noir sem alguém investigando? Ao menos uma intriga consistente tem que ter.

Sempre fui fã de filmes noir, onde as mulheres não são sempre frágeis e indefesas, da fotografia marcada, das sombras e principalmente dos ângulos. No cinema noir a câmera se aventura, foge de seu padrão estático e clássico.

O site apresenta ainda alguns cartazes, uma linha do tempo de filmes noir e um dos melhores neo-noir já feitos O homem que não estava lá, dos irmão Cohen. O filme tem uma das fotografias mais belas que já vi, impecável na tentativa de resgatar a fotografia dos filmes clássicos noir dos anos 1940 e 1950.

Mais links sobre filme noir no Bibi’s box:
Billy Wilder
Film Noir links
The Dark Room
Dressed to kill (1946)
The Thrilling Detective
The Incredible World of Bowling Noir
Mexican, German, French and Noir Movie Posters

About Bibi