Filmes da Jornada on-line

The Trail of the Octopus

Às vezes não é bom ter razão. Na entrada sobre a I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso eu disse que era bom ir conferir os filmes, porque boa parte deles não está disponível em lugar nenhum. E infelizmente eu estava certa. Fiz uma pesquisa pelos filmes e há pouca coisa disponível. Por aqui quase nada. Nos sites estrangeiros poucos foram relançados em DVD em cópias restauradas. Há também sempre a esperança de que passem em algum canal estrangeiro e alguma alma caridosa grave e coloque disponível em algum site.

Os filmes que foram restaurados não estão em domínio público, mas felizmente são bem mais fáceis de serem encontrados. Os outros, por serem bem antigos provavelmente estão em domínio público. Porém, vale a lembrança de que as regras de domínio público variam muito de um país para o outro e por isso é bom conferir antes de ir anunciando. E por essas e outras razões que mesmo que você encontre alguns desses filmes por aí pela internet, não poderá compartilhar abertamente.

Das Cabinet des Dr. Caligari poster

Mas antes que alguém comece a se desesperar por ter perdido uma oportunidade dessas, aqui vão dois avisos: os filmes brasileiros exibidos na Jornada, do ciclo do Recife, podem ser encontrados em locadoras; e eu fiz uma lista com links para alguns desses filmes que estão disponíveis on-line. Infelizmente a lista é bem curta e conta principalmente com os curtas do final do século XIX e começo do XX realizados pelos cinegrafistas da companhia do Edison. Um aviso: nestes filmes, o que interessa não é a história, mas o registro visual (de uma época).

A pequena lista conta também com um breve registro de parte de uma montagem de uma espetáculo de dança moderna, coreografado por Martha Graham, o clássico Caligari e um dos poucos curtas salvos do genial animador francês Émile Cohl, conhecido como pai do desenho animado. O cartaz acima é de uma das raridades exibidas na “jornada”, The Trail of the Octopus.

About Bibi