Filmes para crianças

mr magoriums poster Filmes para crianças

Existiu uma época em que os únicos filmes disponíveis para o público infantil por aqui eram os Trapalhões, filmes da Xuxa e Disney. Eu particularmente detesto os três e se tivesse um filho nunca o levaria para ver qualquer filme desses. Eu era o tipo de criança que gostava mais de ver os filmes bestas da sessão da tarde, os do Jerry Lewis e Chaplin. Felizmente esse panorama mudou. Hoje em dia há muitos filmes bons feitos para crianças, que conseguem ser interessantes o bastante para atrair o público adulto também.

Nessa categoria podem ser listados alguns dos últimos filmes dirigidos por Tim Burton, como A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver, as animações da Pixar – apesar dela agora pertencer a Disney, da Dreamworks e da fantástica Aardman, aliás eu sou fã de tudo o que eles fazem.

Tudo isso porque eu fui dar uma olhada nos últimos trailers que saíram, e alguns eram de filmes que pareciam destinados ao público infantil (também). Aqui estão eles:

bussola ouro1 Filmes para crianças

- The Golden Compass (A Bússola de Ouro) estréia no Natal e promete ser a grande estréia das férias por aqui. E quando eu digo grande quero dizer, grandes efeitos especiais, grande elenco, grande produção com orçamento milionário. O filme passeia na linha de Nárnia, mostrando por universos mágicos e paralelos, animais fantásticos em 3D que interagem com os atores, bruxas e estilo de filme épico, misturado com filme de época. O filme é baseado no primeiro livro da trilogia de livros infanto-juvenis “Fronteiras do Universo” (“His Dark Materials”), escrita por escritor inglês Philip Pullman. A Bússola De Ouro já foi lançada por aqui, mas como é de praxe, provavelmente será relançado revisado e com capa nova para a estréia do filme em dezembro.

O “grande” elenco conta com Nicole Kidman, Eva Green, Daniel Craig e Dakota Blue Richards, no papel principal como Lyra. O elenco até me anima a ir ver, pena que a história faz o efeito contrário. Depois da decepção de Nárnia, cujo filme é bem melhor que o livro, mas ainda não chega lá, eu peguei um certo horror de filmes nessa linha. Não posso negar que o visual é deslumbrante, só que em se tratando de universos mágicos, e filmes que se levam a sério demais, prefiro permanecer apenas com os filmes baseados em Harry Potter. Minha opinião final: parece uma ótima pedida para as crianças mais crescidas e adolescentes. Confira o trailer que já está com legendas em português.

bee foto Filmes para crianças
Imagem: copyright © 2007 DreamWorks Animation

- Bee Movie parece ser um daqueles filmes super esperados. Não tanto pelo história, mas pelo elenco: ele conta com Jerry Seinfeld, e Renée Zellweger – mas ela é um detalhe. Difícil encontrar alguém por aqui que nunca tenha visto o famoso seriado de TV Seinfeld. A série ficou no ar durante uma década e falava sobre… hum… nada, como o próprio Seinfeld definiu. Quem gosta, e eu gosto, acha hilárias as situações de um bando de adultos que agem como crianças, de modo idiota e impulsivo.

Mas não era sobre isso que eu estava falando, o filme, Bee Movie, escrito e “estrelado” pelo próprio Seinfeld. Digo estrelado porque é uma animação e ele faz a voz da personagem principal. Nela Seinfeld é uma abelhinha que decide sair da coméia e conhecer a cidade de Nova York, depois que se na “college” (como não é válido como faculdade, fica meio difícil traduzir isso). De qualquer forma ele sai desiludido e começa a descobrir o mundo fora de seu grupo.

Claro, o filme é sobre essas descobertas, aventuras e a amizade que faz com uma florista chamada Vanessa, interpretada por Renée Zellweger. Também fazem parte do eleco: Matthew Broderick, John Goodman, Chris Rock, Kathy Bates e outros. Pelos trailers, o filme parece divertido e já está na minha lista de “para ver”. Feito pela Dreamworks, tem estréia prevista para o dia 2 de novembro por lá, e aqui, bom, não muito depois, eu acho.

horton hears foto1 Filmes para crianças
Imagem: copyright © 2008 20th Century Fox Animation

- Horton Hears A Who só estréia em março por lá, mas já tem site. É anunciado como “dos criados de A Era do Gelo” e a da imaginação de Dr. Seuss – o que não fará muito sentido aqui no Brasil. Dr. Seuss faz parte da cultura americana e parece que toda criança que se preze, e os adultos é claro, já leu seus livros infantis. Seuss acabou ficando mais conhecido por através do filme Como Grinch Roubou o Natal.

Coincidência ou não, Grinch e Horton Hears a Who! são estrelados por Jim Carrey. Dessa vez Carrey faz a voz do elefante e Steve Carell faz o prefeito da “vila”. O trailer disponível no site e no site da Apple tem mais cara de teaser do que trailer, então aguardem que em breve outros virão. Com base nele eu posso dizer que veria o filme, mas não o colocaria na minha lista de “para ver”. E caso alguém me pergunte, sim parece ser um bom filme para levar as crianças.

- Mr. Magorium’s Wonder Emporium não estreou mas já tem página na Wikipedia. O filme parece daqueles de encher os olhos de qualquer criança, e adulto. Com um visual super colorido o filme se passa numa loja de brinquedos mágica. O que me chamou a atenção foi o elenco: Natalie Portman e Dustin Hoffman. No fim das contas não pode ser tão ruim assim. O site contém um trailer pequeno e que carrega rápido. Para trailers em alta definição e outros tamanhos, visite o site da Apple. A data prevista de estréia lá é o Thanksgiving, que eu nunca sei quando é (novembro provavelmente).

veggietales Filmes para crianças
Imagem: copyright © 2007 Universal Studios

- Veggie Tales: The Pirates Who Don’t Do Anything (Histórias de Vegetais: Os piratas que não fazem nada) estréia em janeiro nos Estados Unidos e não tenho tanta certeza de que estreie por aqui, apesar de ser uma animação da Universal. Só um palpite. Parece uma boa pedida para crianças pequenas, e se eu tivesse quatro aninhos provavelmente iria adorar. É bonitinho, foge do convencional, colocando vegetaizinhos vestidos de piratas, e é engraçado, pelo menos pareceu pelo trailer. Convenhamos que é muito mais fácil encontrar bichinhos “estrelando” uma animação do que vegetais. Mesmo assim os pepininhos bobos não me convenceram a ir ao cinema para vê-los.

About Bibi