Funny Games trailer

Funny Games (2008) poster

O diretor alemão Michael Haneke é famoso por fazer filmes perturbadores. Haneke, além do dirigir escreve os roteiros dos filmes. Extremamente bem elaborados, ele explora a psique e o comportamento humano, ao mesmo tempo que critica o comportamento social, através de personagens marginais ou com distúrbios. É um cinema de estranhamento, pois é a através do choque que o espectador toma consciência de sua crítica social e começa a apreciar o filme. Mas seus não são para qualquer um.

Haneke é mais conhecido por aqui pelo soberbo e inquietante A professora de piano. Parte do sucesso do filme aqui e lá fora se deve a atuação impecável de Isabelle Huppert, que consegue convencer a todos de seu comportamento muito peculiar. Seus filmes chegam no Brasil principalmente através de festivais de cinema, onde o público está mais preparado para surpresas e filmes mais elaborados.

Funny Games (2008)

Funny Games, de 1997, foi um de seus fimes exibidos durante festivais de cinema por aqui e até chegou a entrar em cartaz em poucas salas. O filme causa desconforto não só pelas cenas de violência, mas pela impotência do espectador diante dos eventos. A crítica social de Haneke começa já no título: os jogos são basicamente jogos sádicos criados pelos dois sociopatas que invadem uma casa, tomando o casal e o filho como reféns. O desconforto nesse filme é principalmente causado pela sensação que o espectador acaba tendo de cúmplice das ações dos dois jovens, uma vez que o diretor passeia o tempo todo entre a fina linha entre a realidade e ficção.

Mas ao que parece, o destino dos filmes de Haneke está para mudar. Seu novo filme é uma re-filmagem de Funny Games, com o mesmo título Funny Games, rodado nos Estados Unidos. Filme, considerado cinema independente por lá, tem no elenco Naomi Watts, Tim Roth, Brady Corbet e Michael Pitt, famoso por interpretar adolescentes perturbados em filmes e séries de TV. Pelo trailer, a essência do filme parece ter sido mantida. Agora basta esperar o filme para conferir se isso se muita coisa mudou ou não nessa versão. A data prevista para estréia nos cinemas americanos é 15 de fevereiro de 2008, mas o site oficial ainda não está no ar.

About Bibi