Guia para filmes religiosos

TheLastTemptation Guia para filmes religiosos Mesmo quem não acredita em nada e não gosta de religião, como eu, vai achar esse site curioso: Guide to Religious Movies. O site tem dezenas de listas de filmes por religião, listas de melhores filmes e a religião dos diretores e muitas outras listas. Entre as diversas listas interessantes por lá vale a pena conferir The Film 100 com as pessoas mais influentes na história do cinema, incluindo diretores, produtores, atores e inventores, lista dos 25 Maiores Diretores de todos os tempos e lista com as religião de Atrizes e atores famosos. Há várias outras listas que listam a religião de atores e diretores que ganharam um Oscar e lista de melhores filmes segundo a revista TIME.

A parte mais divertida dessas listas é ver o quanto a religião de cada um influencionou nos filmes. Eu acho que bons diretores e roteiristas até podem citar a sua religião, mas aquela coisa de mostrar a sua religião como a certa, como a melhor mostra com que tipo de diretor estamos lidando. Deixar transparecer tão claramente e influenciar o seu trabalho não é um bom sinal, que o diga Mel Gibson com o horroroso A Paixão de Cristo. Poderia citar também A Reconquista, com certeza um dos piores filmes já feitos, começando pelo roteiro lastimável, mas a só pessoal da Centologia acha que aquilo é religião.

Eu não sou fã de filmes sobre religião, porém, já vi algumas obras primas que abordavam religião na tela: A Última Tentação de Cristo e Viridiana estão entre eles. Mesmo of filmes sobre religião listados naquele site não são tão ruins assim. Boa parte deles são bons filmes que por acaso falam sobre religião. O problema talvez seja quando eles estrapolam, e começam a prevar que uma religião é melhor do que a outra ou dizer que o problema é a religião do outro. Para mim religião sempre acaba em problema, e é por isso que o assunto vai acabar por aqui.

E para quem ainda não sabe, Ingmar Bergman é agnóstico, Charlie Chaplin virou agnóstico, assim como Woody Allen, Alfred Hitchcock era católico quase de carteirinha, Orson Welles por incrível que pareça era católico e Luis Buñuel ainda bem era ateu.

About Bibi