Heroínas nas telas

Jessica alba Fantastic four Heroínas nas telas

Para quem já estava cansado de ver os marmanjos como heróis nos papéis principais a recente safra de filmes veio como uma luva. Mais do que nunca as mulheres estão ganhando ainda mais espaço nas telas e não apenas pela bela silhueta. Elas são agora as personagens principais de filmes de ação, lutando tanto ou mais que os mocinhos. Aí está a novidade, uma vez que filme de ação sempre foi associado com os rapazes, colocar a moças nos papéis principais talvez seja uma idéia para atrair o público feminino através da identificação. E de quebra essa tática com certeza atrai ainda mais o público masculino, já que as atrizes desses filmes têm que estar com tudo em cima e serem belas.

Dessa nova safra de heroínas nas telas podemos citar Elektra, Matrix, As Panteras, Kill Bill e O Quarteto Fantástico. Mesmo que boa parte desses filmes não sejam lá obras primas, e isso boa parte dos filmes de ação não é, são bons exemplos que as mulheres chegaram para ficar como heroínas. Chega de mocinhas frágeis sendo salvas pelos bons moços e já vem tarde.

As vilãs sempre tiveram mais espaço nas telas, talvez desde a época do cinema mudo, com as femme fatales como Theda Bara, Marlene Dietrich em O Anjo Azul. O cinema noir baseado nos pulp books veio para solidificar a idéia de que uma boa vilã deixa qualquer filme mais atrativo. E mesmo que tenhamos alcançado diversos papéis principais ao longo dos anos, a mulher como heroína parecia não se encaixar nos padrões dos filmões americanos, com raras exceções, como Glória , estrelado por Gena Rowlands. As heroínas acabavam relegadas apenas às páginas dos quadrinhos. E curiosamente é através das adaptações de quadrinhos que estão ganhando mais espaço nas telas.

Neste ano ainda irão aparecer dois filmes para comprovar essa nova tendência Aeon Flux e Domino. O primeiro é uma adaptação do desenho animado exibido pela MTV que virou cult nos anos 90. Ele vem numa versão muito mais comportada de Aeon flux na pela de Charlize Theron (responsável pelas roupas a mais da personagem). O segundo estrelado por Keira Knightley é baseado na história real de Domino Harvey, uma caçadora de recompensas. E em 2006 teremos a versão para o cinema da Mulher Maravilha.

Na televisão as mulheres estão em todas, em séries como Alias, Buffy e Dark Angel, como relata o artigo Filmes colocam mulheres em papéis de heroínas. O artigo fala sobre como as mulheres foram conquistando o papel de heroínas ao longo dos anos nos diversos meios. (via Cinematical)

Atualização: o artigo foi removido do site.

About Bibi