Imagens de Fausto de Murnau

Fausto (F. W. Murnau, 1926)

Friedrich Wilhelm Murnau, mais conhecido como F.W. Murnau, foi um dos mais geniais cineastas da história. Ele era um mestre em criar imagens exuberantes enquanto “contava” uma história. Seu mais famoso filme ainda continua sendo Nosferatu, enquanto meu favorito é O último homem, por sua ousadia visual, resultado do excelente trabalho do diretor de fotografia Karl Freund.

Se fosse para dar um exemplo do que foi o expressionismo recomendaria Faust (1926 film) – Wikipedia, the free encyclopedia. O filme transpira expressionismo, desde os cenários, até as interpretações, passando pelo tema, fotografia e figurinos. O tema não poderia ser mais adequado: baseado na versão de Goethe para a clássica lenda alemã que conta a história do alquimista / médico que faz um pacto com o demônio Mefistófeles.

Emil Jannings, um dos grandes atores do cinema alemão, que era também o ator preferido de Murnau faz um impecável Mefistófeles, misturando humor, terror, lascívia, e esperteza com uma aura maligna. Alguns dirão que é caricato, mas Fausto em si o é, assim como o cinema expressionista e toda a estética do filme, e por isso é tão perfeito. O filme esteve on-line e disponível para download durante algum tempo, como mencionei na entrada Expressionismo alemão on-line, mas acabou sendo removido.

O filme é um daqueles que você encontra facilmente nas locadoras. Caso nunca o tenha visto, ou tenha faz muito tempo, confira algumas imagens do filme de 1926 nessa página da comunidade Nostalgia Party No. 2 do LiveJournal.

About Bibi