Lançamento do livro Made in Brasil

Made in Brasil

Anotem nas agendas: daqui a duas semanas acontecerá o lançamento do livro Made in Brasil, pela Editora Iluminuras. O lançamento acontece segunda-feira, 8 de outubro às 18:30 na Livraria Cultura. Organizado é organizado por um dos maiores pesquisadores da área, Arlindo Machado, que é doutor em comunicações e professor do Programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC–SP e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo.

A Importância deste livro não se resume apenas ao seu caráter retrospectivo da produção de vídeo no Brasil – que comemora mais três décadas de realizações -, mas também a sua exclusividade. Não existe no contexto editorial brasileiro uma publicação que elabore de maneira sistematizada reflexões sobre essas produções.

Ao ler o resultado deste projeto, nestas tantas linhas aqui compiladas, fica a certeza para o leitor de que o aspecto comemorativo e a sua exclusividade não são apenas circunstanciais diante da qualidade dos textos.

Ao Abordar sob pontos de vista diversos do aspectos desta produção, Made in Brasil – três décadas do vídeo brasileiro, reúne reflexões maduras de autores que tem se destacado pela produção de conhecimento sobre o vídeo e suas relações com o cinema, a televisão, a literatura e as artes visuais. Somados a estes, artistas e realizadores que contribuíram para esta história complementam a publicação com depoimentos sobre suas experiências e momentos pontuais de suas trajetórias.

Hoje em dia, mais do que nunca, o vídeo e o cinema passeiam lado a lado: o cinema imita a linguagem do vídeo, faz referências, experimenta com suas propriedades. O vídeo por sua vez, cada vez mais se transforma em cinema, e muitas vezes vira um meio para posteriormente ser transformado em cinema. Portanto, ler sobre um livro que fala sobre o vídeo e suas relações com o cinema é ler sobre o cinema as as transformações da linguagem cinematográfica.

About Bibi