Le Voyage Dans La Lune

Para quem disse que não ia postar nada até que eu postei um bocado. Provavelmente a próxima atualização desse post será somente na quarta-feira e por isso vou deixá-los com Viagem à Lua de Georges Méliès. Para sua conveniência nem precisa mudar de página, basta assistir aqui mesmo. O filme original tem por volta de 16 minutos e faz parte da história do cinema. Mesmo que nunca tenha visto, já deve ter visto alguma imagem com referência a uma lua com rosto e um foguete nos olhos (a imagem abaixo). Le Voyage dans la Lune é citado em tudo quanto é livro de cinema.

Le Voyage Dans La LuneFeito em 1902, baseado no livro De la Terre à la Lune de Júlio Verne, o filme mostra a trajetória de um grupo de astrônomos exploradores que constrói um foguete para ir até a lua. Simplemente genial, adoro esse filme. Méliès, que era mágico, aproveitou seus conhecimentos na arte da ilusão para explorar os limites dessa nova invenção o cinema. Graças aos seus filmes fantásticos, à exploração do absurdo e do mágico é que temos hoje em dia filmes como O Senhor dos Anéis e séries como Jornada nas Estrelas. Pode parecer meio absurdo, mas pode-se dizer foi ele o inventor do cinema de ficção científica.

Para melhor aproveitar o filme lembre-se de que ele foi realizado no começo do século, sem CG, sem silicons, sem muita verba e que cinema é entretenimento, portanto esqueça a veracidade dos cenários da história e delicie-se com a criatividade de um homem brilhante diante de uma série de limitações. O vídeo também pode ser visto ou baixado no Internet Archive. A propósito, essa versão tem quase 12 minutos, e narração em inglês.

About Bibi