Lembrando Paulo Emílio

Lembrando Paulo Emílio

No dia 25 de setembro acontece na Sala Cinemateca/BNDES da Cinemateca Brasileira uma homenagem a Paulo Emílio Salles Gomes, figura importantíssima na história do cinema brasileiro. Foi crítico, historiador, escritor e ajudou a criar a Cinemateca Brasileira, quando ela ainda era a Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Paulo Emílio foi professor da ECA, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e ajudou a formar vários dos grandes teóricos de cinema atuais.

Seu artigo Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento é leitura obrigatória para todos que querem saber um pouco sobre história do cinema brasileiro, ainda que discordem em parte dele.

O evento terá incício às 17h00 com a exibição do filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman.

Às 19h30 haverá uma mesa de debate em torno do livro Cemitério, publicação mais recentes de seus escritos, da Editora Cosac Naify com a participação de:
Carlos Augusto Machado Calil – professor titular do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP e Secretário Municipal de Cultura;
Francisco Foot Hardman – professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP;
e Danis Karepovs – pós-doutorando em História na UNICAMP e coordenador do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo.

Finalizando a homenagem, às 21h30 será exibido Cinzas e diamante, de Andrzej Wajda.

About Bibi