Listas de filmes ruins

Plan 9 from Outer Space

Para a surpresa de muitos eu estou de volta. Devido a uma série de problemas, incluindo a minha insatisfação com as ferramentas de upload de imagens e agora o editor do WordPress, eu havia deixado de postar por aqui e cada vez enrolava mais para voltar. Uma vez que eu preciso de algum lugar para escrever em bom e claro português e por uma questão de princípios não posso deixar este blog morrer, cá estou eu novamente. Não vou prometer nada dessa vez, mas tentarei passar aqui ao menos uma vez por semana, ok?

Nada melhor para animar do que filmes ruins. Mas ruins mesmo, não daqueles meio mal-feitos que você olha e diz “que porcaria”. Filmes ruins que você diz com a boca cheia “péssimo” e depois pode dizer para seus amigos que aguentou ver aquilo até o final. O tipo de coisa que você pode contar para os seus netos ou se gabar para resto da vida. A outra parte boa é que alguns deles são tão ruins que se tornam muito devertidos, como o So Bad It’s Good mostra. O site tem uma lista de cotações que vai de é tão ruim que é ruim até tão ruim que é bom.

Se você quer começar a apreciar esse lado obscuro do cinema dê uma olhada na página Films considered the worst ever da Wikipedia. Eles fazem uma bela descrição dos piores filmes, das piores atuações, piores seqüências, musicais… e por aí vai. A lista de links também é altamente recomendada. E como eu estou tentando me redimir do sumiço, aqui estão alguns dos filmes listados e que podem ser assistidos on-line ou baixados (assim você não usa a desculpa de que não vai gastar dinheiro com “aquele tipo de fime”): Plan 9 from Outer Space, Robot Monster e Santa Claus Conquers the Martians. Os três são filmes B e estão em domínio público, os demais filmes daquela lista se encaixam na categoria “vai passar na TV”.

Deuce Bigalow

E agora, às listas:

An American Film Geek’s Bottom 10 Movies for 2005, os piores de 2005 segundo o blog Twitch. O mais divertido é encontrar em décimo lugar o filme que venceu o Oscar desse ano, e que para mim era o “azarão”.

Bombs to the Bomb é uma daquelas lista obrigatórias. Não apenas porque faz parte do Rotten Tomatoes, um dos meus sites preferidos sobre cinema, ou porque aponta quais foram as bombas de 2005. Ela é obrigatória porque os textos são bons e eles sugerem algumas modificações que fariam os filmes serem prováveis candidatos ao Oscar, ou como alguns gostam de dizer, eles ditam a receita de bolo para entrar na lista de candidatos.

IMDb Bottom 100, porque nem só de lista de melhores filmes vive o IMDB. A lista apresenta os mais mal votados filmes do site e boa parte deles é do tipo “tão ruim que é ruim”. Então se você quiser assistir boa parte deles é preciso uma preparação prévia: chame os amigos e providencie comes e bebes, porque a última coisa que vai importar é o filme. Claro que há alguns que você pode assistir com a garantia de diversão, mas todo cuidado é pouco naquela lista.

The 25 Worst Sequels Ever Made da Entertainment Weekly. Devo confessar que eu não sou fã de seqüências, pois sempre fico com a impressão de que estão tentando expremer uma coisa que já não tinha mais de onde expremer. É a velha teoria do “poxa vida, se deu tanto dinheiro vamos fazer outro na mesma linha”, mas o caso aí é literalmente na mesma linha, incluindo o nome, os personagens e a linha de roteiro. Poucas sqüências podem ser incluídas na lista de bons filmes, no entanto essa lista de piores é apenas uma amostra da pior espécie de continuação, daquelas que (quase) estragam o original.

The 50 Worst Movies of All Time da revista Maxim, é o tipo de lista que com certeza foi feita para irritar os outros. Não vá esperando encontrar filmes bizarros, desconhecidos. Pelo contrário, há vários filmes considerados bons, eu por exemplo, gosto de pelo menos dois daquela lista. Então vá apenas para ver porque eles dizem que of filmes são tão ruins assim e não para procurar razões para concordar. Mas sim, há vários filmes péssimos por lá também.

-The 100 Worst Films of the 20th Century é uma paródia da lista do AFI’s 100 Years…100 Movies. Prepare-se para discordar de boa parte da lista, como eu já fiz aqui. Pense que é uma paródia e que pode ser que eles não estejam falando sério em várias das escolhas (pelo menos assim eu espero).

The Worst Movies of 2005 é uma retrospectiva da Cinematical com dez “memoráveis” filmes e os belos momentos que eles proporcionaram às pessoas no ano passado. Eu não sei porque, mas fico feliz de só ter visto um deles.

Top Ten Most Welcome Movie Deaths escolhidos pela revista Stylus. Eu nem sei se deveria colocar isso como lista de piores, mas como o site Stinkers Bad Movie Awards sugeriu, aí vai. As escolhes desse “dez mais” incluem personagens que você não vê a hora em que eles vão morrer porque já cansaram e atuações lamentáveis. É uma lista de personagens que você mal podia esperar pela morte deles para ver se o filme iria melhorar.

Top 10 Worst Films of 2005 é mais uma lista de piores do ano passado. Dessa vez a lista é uma cortesia do The Movie Blog, um dos poucos blogs de cinema que eu leio. Obs.: preparem-se para encontrar algum de seus preferidos do ano passado por lá.

Bom, acho que com isso posso ficar sem postar nada de novo até o final da semana, não posso?

Atualização: infelizmente Robot Monster e Plan 9 from Outer Space não estão mais disponíveis para download, e alguns artigos também sumiram ou mudaram de endereço. Links removidos e atualizados.

About Bibi