Das coisas não diretamente relacionadas a cinema, mas que tem tudo a ver, e principalmente a ver com o momento atual Marshall McLuhan e “O meio é a mensagem” https://pt.wikipedia.org/wiki/O_meio_%C3%A9_a_mensagem . A internet e suas derivações nos mostram mais do que nunca o quão importante é a escolha do meio pra se propagar mensagens. McLuhan foi um visionário em uma época em que a televisão tinha começado a desbancar o rádio e o cinema. Ele provavelmente teria ficado fascinado e aterrorizado com a Internet e seus rumos.

Um dos seus livros mais famosos, e que contém um erro de digitação que acabou sendo usado propositalmente para tirar sarro de si mesmo, The Medium is the Massage, fala sobre as relações dos meios de comunicação com a sociedade, e como é preciso entender como o meio funciona para se entender a mensagem.

Não sou a pessoa mais didática do mundo para explicações, mas para procurar informações sim. Então pra quem quiser saber mais:
– primeiro capítulo de Understanding Media:The Extensions of Man http://web.mit.edu/allanmc/www/mcluhan.mediummessage.pdf no site do MIT.

– videozinho super didático de 2 minutos de introdução as teorias de McLuhan https://vimeo.com/206112739

– site sobre McLuhan https://www.marshallmcluhan.com/ que vale a pena explorar, principalmente a página com vídeos dele falando em entrevistas e sobre suas teorias

– vídeo sobre The Medium is the Massage https://www.youtube.com/watch?v=j6DL7kHZ1Bw talvez um pouco datado, mas as conceitos fundamentais continuam atuais

– Conferência dada por McLuhan para a ABC Radio National Network em 1979 em 3 partes https://www.youtube.com/watch?v=ImaH51F4HBw


Vale a pena também, é claro, procurar suas publicações e ler na íntegra, ou mesmo papers sobre suas teorias, se as mesmas parecerem muito densas. Como disse, não são estudos específicos sobre cinema, mas nos quais o cinema está inserido como meio de comunicação. E é importante conhecer o poder de sua linguagem, que por mais que pareça estável continua em constante transformação.