O Jerusalem: site e trailer

O Jerusalem poster

O filme O’ Jerusalem também já tem site, trailer, clips, imagens e algumas informações adicionais. De acordo com as informações do site, o filme recria o difícil processo da criação do Estado de Israel em 1948. O centro dos eventos sãod dois jovens amigos americanos, um judeu e um outro árabe. O filme alterna pontos de vista dos judeus, árabes e britânicos, todos brigando pelo controle de Jerusalém. O filme é baseado em dados históricos do romance O Jerusalem, escrito por Larry Collins e Dominique Lapierre.

Parece interessante, embora a minha primeira atitude seja desconfiar quando dizem que o filme mostra o ponto de vista dos três grupos. É quase impossível ser objetivo em um filme que fala de política e religião. O filme é dirigido por Elie Chouraqui e tem no elenco JJ Feild, Said Taghmaoui, Maria Papas, Tovah Feldshuh e o ótimo Ian Holm. O filme, que estréia em outubro nos Estados Unidos, ganhou um prêmio de melhor filme na categoria drama no festival de cinema judaico de Los Angeles. Um tanto específico, mas não tira o mérito.

Aos que se interessarem pelo tema ou filme, sugiro um dos grandes filmes de Amos Gitai Kedma. O filme narra os eventos que antecederam a criação do Estado de Israel. Poucos dias antes, um grupo de judeus que atravessa a Europa até a Palestina de navio, e depois enfrenta as tropas de ingleses. É um filme forte, que mostra a determinação e o desespero dessas pessoas que sobrevivem à guerra e ainda têm forças para lutar por seus ideais. Mas é claro, do ponto de vista do diretor israelense.

Um detalhe sobre o filme, que o torna ainda mais denso: o filme é composto de longos e poucos planos seqüência. Essa opção fez com o que o clima obra, cujo tema já não é fácil, ficasse ainda mais tenso. As excelentes atuações mantém o espectador atento durante as longas cenas.

About Bibi