O Poderoso Chefão restaurado na Mostra

O Poderoso Chefão

Já vou deixar registrada uma das várias dicas de filmes que tenho para dar sobre o que assistir nesse fim de semana na Mostra: O Poderoso Chefão. Esta obra prima do diretor Francis Ford Coppola foi restaurada pelas mãos do especialista Robert A. Harris, e será exibida em cópia de 35mm em duas únicas sessões: uma no sábado dia 18 às 21h, e outras no dia 19 às 17:20h, ambas no Cinesesc. Para aqueles que nunca ouviram falar do filme, e ou são muito novos ou vivem em Marte:

O filme é o primeiro da trilogia que conta a saga da família italiana Corleone na América que, apoiada no capo Don Vito, se torna a mais importante e influente no mundo do crime nova-iorquino. No entanto, outras famílias italianas buscam o poder e para isso tramam o assassinato do líder dos Corleone. O filme é baseado na obra literária de Mario Puzo, que adaptou o próprio livro para o cinema. Enquete da revista britânica Empire deste ano, que apurou mais de 10 mil opiniões, elegeu “O Poderoso Chefão” o melhor filme de todos os tempos.

Motivos para ver o filme não faltam e a oportunidade será única, uma vez que no dia 20 a versão restaurada será lançada em DVD com os outros dois filmes da trilogia, também restaurados. Logo as chances de sair nos cinema são quase nulas, mas quem sabe não acontece em alguns anos. Há claro quem prefira ver filmes no aconchego do lar sempre, mas os frequentadores da Mostra sabem que nada se compara a assistir um belíssimo filme no cinema.

E há filmes que ficam até estranhos na TV. Apocalypse Now é uma deles. Vi na TV e depois do cinema, a versão redux, que para quem não sabe é mais longa que a originalmente lançada, com quase 50 minutos de cenas cortadas. Infelizmente só vi O Poderoso Chefão no vídeo e TV, e estou quase mudando a minha programação para o assistir.

Se perder basta correr até uma loja e comprar o DVD. Mas como eu sei que o filme é fantástico, por que não ir ao cinema e comprar para rever?

About Bibi