Os 20 maiores diretores

Alfred Hitchcock

A New York Film Academy fez uma lista dos 20 maiores diretores. Até aí tudo bem, tudo mundo adora listas. O problema é que eles resolveram numerar essa lista. Ninguém consegue apenas citar? Aí começam os problemas… colocaram Hitchcock em segundo lugar, mas colocaram o Spielberg em primeiro. Como assim? Quem fez essa lista? Papai Noel? Tudo bem que o Spielberg fez grandes filmes, mas se eles estão contando o conjunto da obra ele com certeza não mereceria estar por aí. Quem viu seus últimos filmes sabe que final feliz é uma coisa, e o que finais deles fazem qualquer um se sentir um idiota. Ele consegue, de forma monumental, estragar os finais dos filmes.

Mas não se preocupe que os problemas dessa lista continuam. Não há nem sinal de Luis Buñuel, ou Ingmar Bergman, ou Federico Fellini ou Sergei Eisenstein! Isso para não falar que Charlie Chaplin nem ao menos aparece naquela lista. A partir daí alguns podem concluir que a lista concentra-se apenas em diretores que trabalharam nos EUA depois da década de 50. Não exatamente, uma vez que Kubrick está naquela lista. Então podemos ampliar para diretores que trabalharam nos EUA, ou que tiveram produções conjuntas com os EUA , ou que tiveram atores americanos e filmes depois dos anos 50.

Por mais que eu tente achar um padrão para aquela lista não consigo imagina como eles escolheram esse diretores e como escolheram aquela ordem. Orson Welles vem em nono lugar depois do Tarantino, e Billy Wilder foi colocado em 19º! Minha única conclusão é: eles usara Great Movie Directors como diretores de grandes filmes, com grande orçamento, que ficaram grandes porque fizeram sucesso e que tiveram filmes com uma grande e popular elenco. Mesmo assim o Woody Allen ficaria um tanto deslocado lá. Deturpada a minha visão? Bom, essa foi a única explicação que encontrei para aquela lista.

No entanto podemos ver pelo lado bom e ignorar que há uma numeração, como se um fosse melhor que o outro, e ler a lista da seguinte forma: uma seleção de 20 grande diretores com uma seleção do melhor deles. É uma boa lista para começar a conhecer mais sobre cinema. Cada um dos diretores lá listados tem uma pequena biografia, prêmios que recebeu e uma lista do essencial de cada um para assistir. Esse é o modo mais razoável de se utilizar a lista. Aproveite e confira o trabalho dos outros diretores que citei. E se você está curioso para saber a lista em ordem (mas é melhor ignorar a seqüência), aqui vai:

  1. Steven Spielberg
  2. Alfred Hitchcock
  3. Martin Scorsese
  4. Stanley Kubrick
  5. Sir Ridley Scott
  6. Akira Kurosawa
  7. Peter Jackson
  8. Quentin Tarantino
  9. Orson Welles
  10. Woody Allen
  11. Clint Eastwood
  12. Sir David Lean
  13. Os irmãos Coen
  14. James Cameron
  15. Francis Ford Coppola
  16. Oliver Stone
  17. Sergio Leone
  18. John Ford
  19. Billy Wilder
  20. Sam Peckinpah

(via Blog Del Cine)

About Bibi