Out of the Past: podcast

Gun Crazy

Deve ser surpreendente para alguns que depois de sumir durantes meses eu volte e poste, não uma mas três posts num único dia. A razão dessa boa notícia não é tão boa assim: alguma coisa sinistra aconteceu com o CSS do template para postar no MT e eu não consigo postar no Bibi’s box. Por isso resolvi fazer alguma coisa por aqui, então vamos a mais um post.

E aqui vai mais uma dica de blog, ou melhor, não de blog, porque é um podcast, o Out of the Past: Investigating Film Noir. Obrigatório para qualquer pessoa que goste de filme noir, e filme noir nesse caso não se restringe ao clássico preto e branco que amamos, abrange também os novos filmes com estética de filme noir, como por exemplo The Grifters. Se você nunca ouviu falar desse podcast sugiro ler, ou melhor, ouvir todos os episódios, sim todos que por sorte continuam disponíveis para baixar, caso você prefira.

O título vem do clássico de 1947 dirigido por Jacques Tourneur e que foi o assunto do primeiro episódio. Infelizmente eu não vi esse filme e aí está um dos pequenos problemas que podemos encontrar: a dificuldade de encontrar esses filmes disponíveis em DVD. Por sorte boa parte deles é daqueles clássicos ou filmes novos, e por isso fáceis de serem encontrados. Outra coisa que pode ser um problem é o inglês: os podcasts são todos em inglês e não há transcrição. A parte boa é que a pronúncia é clara.

Os programas são análises sobre um determinado filme feitas por dois professores da Saint Mary’s College of California: Richard Edwards e Shannon Clute. Ao contrário do que se supõe eles não são professores de cinema, pelo menos não diretamente. Richard é professor de comunição na universidade e Shannon de francês (isso se eu não entendi errado, mas também nunca presto atenção nessa parte). Os programas têm por volta de uma hora de duração e estão diponíveis em mp3, caso você não queria usar um programa específico para ouvir podcasts. E antes que você pense em arrumar alguma desculpa para não ouvir aí vai a minha defesa: os programas são quinzenais. Pronto acabaram-se as desculpas.

Obs.: a imagem acima foi retirada da página Film Noir by Roger Passero.

About Bibi