Retransformafikando Filme Show

Retransformafikando

O músico André Abujamra e o cinema já têm uma relação antiga. Começou no final da década de 80, com o artista compondo a trilha sonora da minisérie para TV Sampa (1988). A partir daí partiu para trilhas sonoras de filmes nacionais, sendo o documentário curta Hip-Hop SP (1990) o primeiro. Ele compôs para os filmes Bicho de Sete Cabeças (2001), Carandiru (2003), Os 12 Trabalhos (2006) e Durval Discos (2002), no qual também atuou. E que aliás não foi seu único papel, pois volta e meia aparece em filmes, nem que seja uma ponta.

Só parou de fazer trilhas durante os períodos em que estava compondo ou se apresentando com a sua extinta banda Karnak. As apresentações do grupo misturavam performance com show, todas cheias de humor, cores e interação com o público. As composições ecléticas misturavam diversos estilos musicais, indo do regional ao rock clássico, do pop até músicas com inspiração clássica. Boa parte da influência musical da banda veio das viagens que Abujamra fez coletando estilos musicais pelo mundo.

Na próxima sexta-feira dia 24 de outubro ele fará uma apresentação única do espetáculo “Retransformafikando“, que faz parte da 32ª Mostra. Retransformafikando é um espetáculo de música pop e arte em que apresenta a sua mudança física depois da cirurgia de redução do estômago em que perdeu 70 quilos. O espetáculo tem duração de 70 minutos e será apresentado a partir das 21:40 no Cine Bombril. Mas por que Retransformafrikando? André Abujamra explica:

“Na minha religião, o candomblé, eles ensinam que a gente não muda, só muda quando morre. Mas como sou de Obaluaê, um cara transgressor, resolvi transgredir minha própria religião. Mudei sem morrer. Me transformei, me retransformei. Mas me retransformei ficando, sem ir para o outro lado. E me retransformei frikando, de África e de freak, porque me considero negão e maluco. A primeira música do disco conta essa história: ‘por isso eu volto, me transformo sem me transformar. A essência ficou no lugar.’ É uma ego trip total, mas tem a ver com o que a gente vive hoje, com esse apego que as pessoas têm a iPhones, TVs a cabo, dinheiro. Eu queria mostrar que a transformação da humanidade é possível, sem precisar morrer ou matar ninguém”.

A apresentação ao vivo da banda, um power trio minimalista formado por André Abujamra na guitarra, Du Moreira no baixo, e Marcelo Effori na bateria, é totalmente sincronizada com um vídeo que mostra imagens recolhidas em suas viagens pelo mundo e participações virtuais de artistas e músicos como Alzira Espíndola, Fernanda Takai, Antonio Abujamra, Miriam Maria, Hugo Hori, entre outros. O resultado final terá o alcance de uma super-orquestra polifônica.

Pelos exemplos que tive das apresentações do Karnak, e do espetáculo de circo e show “Universo Umbigo” que a banda fez com o grupo de teatro e circo fractais, a apresentação será no mínimo boa. Claro que as minhas espectativas são de muita diversão e boa música. Os ingressos já podem ser comprados online ou retirados, no caso das credenciais. Mais do que recomendado.

About Bibi