Sexta-feira 13 especial no 4º Cinefantasy

Vestígios, de Beto SkubsProntos para aproveitar a sexta-feira 13 de modo especial? Não acredito em superstições, mas sempre achei divertido os eventos realizados especialmente para as sexta-feiras 13, principalmente aqueles que envolvem filmes. E para hoje o 4º CineFantasy – Festival Curta Fantástico preparou duas sessões especiais, e ainda por cima gratuitas.

As duas sessões especiais acontecerão na Biblioteca Viriato Corrêa, dedicada a literatura fantástica. A primeira será às 19h20, com a Sessão Desafio Mestre dos Gritos em que o objetivo é arrepiar os cabelos do público e fazê-los gritar.

Foram selecionados mais nove mini curtas que também vão disputar o troféu Mestre dos Gritos: El Espectro del Bosque, de Andrés Borghi, (Argentina), Fantasma, de Rubens Mello (Brasil), Vestígios, de Beto Skubs (Brasil), Mamá, de Andres Muschietti (Brasil), Ninja Clown Monster, de Drew Daywalt (EUA), Scare, de Drew Daywalt & Paul Hungerford (EUA), Baby Sounds, de Paul Hungerford (EUA), Vargel Geroth, de Drew Daywalt & David Schneider (EUA) e Bedfellows, de Drew Daywalt (EUA).

Eu já vi 3 dos filmes selecionados, e realmente são bons, de espantar mesmo, pelo menos na primeira vez em que os vi. O filme ganhador é eleito pelo público como mais assustador, medido através dos gritos da platéia. E para ajudar, a sessão contará com a apresentação especial da diretora Liz Vamp, para entrar no clima do tenebroso evento.

Liz também vai concorrer ao prêmio com o filme inédito no Brasil Pousada da Paz, dirigido por ela. O filme foi produzido e exibido somente em Portugal, no Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e tem a participação especial de José Mojica Marins. A história se passa em uma pousada afastada da cidade, e nesta pousada tudo pode acontecer…

Colin, de Marc Price

A segunda sessão especial do dia no 4º CineFantasy será em sequência, e em dose dupla: às 21h, sessão do filme Colin, e após o filme, palestra com o diretor britânico Marc Price. Não é preciso dizer que está será uma sessão imperdível. Colin virou um fenômeno mundial do cinema de terror ao ser realizado com apenas US74.

O filme  […] conta a história de um homem que foi mordido por um zumbi, morre e volta como morto-vivo. Tudo isso se passa numa Londres imersa ao caos. Na sua viagem pela cidade, Colin encontra sua irmã, que ainda não foi mordida pelos zumbis e que tenta trazê-lo de volta a normalidade.

Com produção totalmente independente, Colin foi filmado com uma câmera amadora portátil e demorou 18 meses para ficar pronto. O filme já marcou presença em grandes festivais como Sitges, Pais e Cannes.

A Magia dos Fantasmas (La féerie des fantasmes)Esses são os dois grandes destaques do dia, e eu estarei por lá. Mas, se você tiver um tempinho livre no meio da tarde, confira uma preciosidade no CCBB de São Paulo às 15h, também gratuito: A Magia Dos Fantasmas (La féerie des fantasmes). O filme de Marcel  L’Herbier é uma antologia do cinema fantástico francês de 1895 a 1975. Marcel L’Herbier sempre foi atraído pelo tema dos fantasmas. Seu primeiro curta, de 1918, levava este título e em sua filmografia cultuou este aspecto onírico.

A Magia dos Fantasmas é um dos 6 longas que integram a programação especial de cinema francês do 4º Cinefantasy, e que faz parte dos eventos especiais programados para celebrar o Ano da França no Brasil. Para mais informações sobre os filmes, e programação do 4º Cinefantasy, não deixe de conferir o site e seguir o  Twitter do festival.

About Bibi