Talk Like a Pirate Day

Film Fun July, 1929

Quem acompanha as bobagens que acontecem pela internet a fora em outros idiomas, sabe que hoje é o Dia Internacional de Falar como um Pirata (Talk Like a Pirate Day). Não é novidade que piratas são tema para bons filmes: já eram um ótimo tema para livros de aventura, e ficaram ainda melhores nas telas. Desde as clássicas produções silenciosas estreladas por Douglas Faibanks, até os mais recentes Piratas do Caribe estrelados por Orlando Bloom e Johhny Depp, passando pelos clássicos de capa e espada com Errol Flynn, o cinema, principalmente o americano, sempre investiu em grandes produções baseadas em piratas e suas lendas. O tema fascinante parece sempre ter espaço na grande tela.

E agora que eu já defendi a minha tese de que cinema e piratas têm tudo a ver, aqui vai uma pequena seleção de filmes, animações e desenhos animados para celebrar o dia de falar como um pirata. Aliás, eu nem precisava, pois como mostra a capa da revista de cinema acima, piratas e cinema andam juntos a muito tempo.

Pirates Of The Caribbean in 30 seconds: re-enacted by bunnies

A primeira animação que selecionei é uma versão do Pirates Of The Caribbean (Piratas do Caribe) em 30 segundos, re-encenado por coelhos. É mais uma das brilhantes criações do Angry Alien Production, que faz versões de 30 segundos filmes clássicos, ou devo dizer populares, com coelhinhos no lugar de atores. Todas as animações são hilárias.

Pyrats é uma genial animação francesa, criada por Yves Bigerel, Bruno Dequier, Ben Fiquet, Nicolas Gueroux e Julien Le Rolland, alunos da escola famosa “escola de imagem” Gobelins. A curta animação é o trabalho de graduação dos alunos, e foi feita também para ser uma das vinhetas do festival de animação de Annecy, parceria que tem acontecido todos os últimos anos entre a escola e o festival. Na animação um grupo de piratas raivosos chega numa cidade para salvar seu companheiro da força, e ninguém é capaz de detê-los. (via Bibi’s box)

The Black Pirate

Aproveitei também para celebrar a data com filmes de piratas no Videos with Bibi. Fiz dois posts, um com o Captain Kidd e outro com Dancing Pirate. O primeiro filme, Capitão Kid, de 1945, é estrelado por Charles Laughton, Randolph Scott, Barbara Britton e John Carradine. Para falar a verdade eu ainda não vi, com esse elenco não pode ser de todo mau, já que o Charles Laughton dificilmente desapontava, mesmo quando o filme não era lá essas coisas. O filme pode ser baixado no Internet Archive também.

O outro, Dancing Pirate, de 1936, e cujo título em português eu não me recordo, e acho que nem saiu por aqui, eu assisti a muito tempo atrás. O que me lembro, se não me enganei de filme é que tinha dança, música, um pouco de romance, e um pouco de aventura. Vale mais pela curiosidade de ver a breve aparição da belíssima Rita Hayworth na flor da idade, do que pela “história” do filme. Ele pode ser baixado no Internet Archive.

Ainda pelo Videos, sugiro um post anterior do filme The Black Pirate com o fantástico Douglas Fairbanks. Para quem não faz a menor idéia de quem ele seja, imagine um galã, daqueles que parecem ágeis em filmes de ação. Pronto, esse era o Douglas Fairbanks, grande astro da era muda do cinema americano. Ele era o que e o Errol Flynn foi depois, e eu sempre achei os dois meio parecidos. Voltando ao filme silencioso de 1926, ele é um belo filme de ação, com uma das melhores atuações do ator que tinha muito carisma na tela. É mais um dos filmes que podem ser baixados no Internet Archive.

Felix the Cat: The Goose That Laid the Golden Egg

O blog do Internet Archive também não deixou a data passar em branco, e fez um post com sugestões de filmes, livros, arquivos de áudio e animações disponíveis no site que tem como tema piratas. Dos três filmes que eles citam, dois eu já postei acima, e o terceiro é um trailer do filme Clothes Make The Pirate.

As sugestões de animações deles são dois desenhos animados: Felix the Cat: The Goose That Laid the Golden Egg e Peg-Leg Pedro. O primeiro desenho tem o gato mais famoso do cinema, o gato Felix, estrelando em cores em numa divertida aventura nos sete mares, depois que um pirata rouba sua galinha dos ovos de ouro. O desenho de 1936 tem 7 minutos, e pode ser visto diretamente em sua página no Internet Archive.

A segunda sugestão deles, o Peg-Leg Pedro, que é na verdade uma propaganda da Chevrolet de 1938 feita em forma de animação. É mais interessante como curiosidade do que divertido. Não é ruim, só é bobinho se comparado com o Felix. A animação em estilo “ilha do tesouro”, mostra as aventuras de um rapaz e uma mocinha que são raptados por um bando de piratas enquanto procuram por um suposto tesouro. Essa você também pode assistir no Archive. (9 minutos)

Quem se interessar pelo tema piratas pode explorar mais sobre o tema no meu post do Bibi’s box Talk Like a Pirate Day 2007 com diversos links para celebrar o dia.

About Bibi