Vive les courts métrages!

Screen Test From Outer Space

Quem já foi ao Festival de Curtas sabe que alguns dos curtas franceses são muito bons. Todo ano eu me apaixono por algum, mas infelizmente não é tão fácil achá-los online. Parte da culpa deve ser do idioma, só que já estou resolvendo isso. O primeiro resultado pode ser visto nessa lista de links relacionados a curtas metragens franceses. Espero que gostem.

Neomuet é um site francês, mas com versão em inglês, com vídeos de curtas metragens mudos. A proposta do site, que tem um manifesto, é criar filmes mudos. Os vídeos disponíveis no site são muito divertidos e os nomes não ficam atrás, como Screen Test From Outer Space. Qualquer um pode colaborar com o site, basta fazer um filme segundo as regras para que ele tenha a estética de um filme da era silenciosa.

Cine-Courts é um portal de curtas franceses com notícias, fórum, informações sobre os curtas, festivais, artigos e vídeos. Dá para se perder e assistir várias coisas, mesmo para quem não fala nada de francês.

Le-court tem o subtítulo de o portal do curta metragem francês. O site pode parecer mais interessante para é da área, porque tem muitas informações sobre festivais, links e muitas notícias, além de informações sobre curtas.

BREF – le magazine du court métrage, pois é, os franceses valorizar tanto o cinema que há até uma revista especializada em curta metragens. Alguns artigos estão disponíveis online e caso necessário basta copiá-los e colocar o texto no seu tradutor preferido. Os artigos são interessantes, por isso eu sugiro passar por lá se gosta de cinema mesmo.

Acontecem vários festivais de curta-metragens na França (basta fazer uma busca para descobrir), mas eu gostei da página do Festival International du Court Métrage à Clermont-Ferrand e resolvi sugerir aqui. Há muitas informações sobre o festival, novidades sobre curtas e informações sobre os cursos que acontecem durante o festival. Se você tem algum curta aproveite que as inscrições para o festival que acontece no fim de janeiro e começo de fevereiro, ainda estão abertas. E claro, sempre há os links relacionados que eles sugerem.

Por enquanto é só, mas depois do festival eu pretendo procurar sites de alguns dos filmes que vi nos anos anteriores e quem sabe algum desse ano mesmo.

About Bibi