Dicas para o penúltimo dia da 33ª Mostra

Lebanon

Já estamos no penúltimo dia da 33ª Mostra e o número de filmes programados para os próximos dias pode não satisfazer a todos os cinéfilos. Felizmente mais nenhuma mudança na programação foi anunciada desde ontem, e foi divulgado o filme de encerramento, Lebanon, de Samuel Maoz.

Agora o que a maioria dos frequentadores está fazendo, é tentar adivinhar os filmes que irão para a repescagem. Eu torco por mais sessões das retrospectivas, que acabei deixando de lado esse ano, e claro, sessões extra de alguns dos filmes que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista, uma vez que por vários problemas de programação acabei não assistindo nenhum deles.

E apesar de estar no finalzinho, ainda estão programados para hoje duas sessões com debates, e a última apresentação do segunda edição do ciclo de debates Os Filmes da Minha Vida. Hoje, ao meio-dia no CineBombril, o jornalista Gilberto Dimenstein encerra o segundo ciclo, falando sobre os filmes da vida dele.

Gian Vittorio Baldi

O primeiro dos debates programados será com o diretor e produtor Gian Vittorio Baldi, após a projeção do filme Fogo!, às 19h, na FAAP. Vale lembrar que Baldi ganhou uma retrospectiva na 33ª Mostra, e mais 3 de seus filmes como produtor, e dois como diretor, ainda estão programados para esses dois últimos dias da Mostra. Para hoje, além de Fogo, que tem sua última exibição hoje, vale conferir às 17h20 no HSBC Belas Artes Notas Para Uma Oréstia Africana, de Pier Paolo Pasolini, que Baldi produziu.

O segundo debate acontecerá no CineBombril, depois da exibição dos filmes Pixo e Arte Inconsequência,  às 21h15 e 22h30. Participarão do debate os diretores do documentário Pixo, João Wainer e Roberto T. Oliveira, o diretor do documentário Arte Inconsequência, o alemão Robert Kaltenhäueser, e a dupla de artistas Os Gemeos, que assina o cartaz da 33ª Mostra de Cinema.

Dois épicos do cineasta sueco Jan Troell terão sua primeira sessão hoje, e quase no mesmo horário. Às 13h30 será exibido no CineSesc Os Emigrantes, com 3 horas e 10 minutos de filme, e às 14h será a sessão do ainda mais longo A Nova Terra, com quase 3 horas e meia de filme, no Matilha Cultural. O duração pode assustar alguns, mas eu já me programei para conferir o primeiro filme hoje.

Os imigrantesd, de Jan Troell

Tem também a primeira sessão hoje, o filme sueco A Grande Aventura, de Arne Sucksdorff, ao meio-dia no Reserva Cultural. E o excelente longa de animação Valsa Com Bashir terá sua única sessão hoje, às 19h30 no Vão Livre do MASP.

Hoje é dia dos fãs se despedirem dos filmes do cineasta grego Theo Angelopoulos. Quatro dos filmes de sua retrospectiva terão a segunda, e última, sessão hoje. Começando com Um Olhar a Cada Dia, às 14h no HSBC Belas Artes; Trilogia – O Vale Dos Lamentos, às 14h30, na sala BNDES na Cinemateca; Alexandre, o Grande, às 17 na sala Petrobrás da Cinemateca; e também às 17h, A Eternidade e Um Dia, no Cine Olido.

Dentre os vários filmes que tem sua última sessão hoje, destaque para o filme do diretor sueco Hasse Ekman O Banquete, que, quem sabe um dia, com sorte , terá outra sessão nos cinemas daqui. Mais dúvidas? Confira a programação de hoje, 4 de novembro,no site da Mostra, e bons filmes!

About Bibi